Que o Brasil é o país do futebol todo mundo já sabe. Mas uma pesquisa realizada pela YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado online, buscou entender quais são as preferências das mulheres nesse esporte, predominantemente masculino. E o levantamento mostra que 45% das brasileiras têm muito ou algum interesse por futebol.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Entre as que declararam ter muito interesse, 29,9% têm entre 45 e 54 anos de idade. As moradoras da região Sudeste são as mais interessadas, com 24,4%. Já as mulheres do Centro-Oeste e Sul do país são pouco interessadas pelo tema.
Apesar de serem as mulheres na faixa etária de 45 a 54 anos as que mais gostam de futebol, são as mais jovens, entre 18 e 34 anos, que frequentam os estádios. Segundo a YouGov, 18,8% das entrevistadas foram acompanhar algum jogo no estádio nos últimos seis meses.
As nulheres do Nordeste e do Norte do Brasil se destacam por terem ido a algum jogo presencialmente no último ano. Já as que acompanham os jogos semanalmente na televisão são as mulheres de 45 a 54 anos, que correspondem a 30,8%.
Para David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov América Latina, a intenção da pesquisa é captar o maior número de mulheres de todas as idades e partes do país para mostrar a realidade vivenciada pelo grupo durante a exibição dos jogos tradicionais de futebol e da Copa do Mundo.
"Queríamos entender o comportamento desse perfil no nicho do futebol brasileiro, e tivemos uma surpresa agradável, uma vez que todos sabem que os homens são o público mais forte para esse esporte, mas as mulheres também são ativas nos estádios, nas compras de camisas de time e também atentas às escalações", comenta.
Compras de produtos da Copa
As mulheres mais novas, entre 18 e 34 anos são as que mais compram camisas de time, com 23,8%. Porém a compra recente da camisa da Seleção Brasileira não foi destaque em nenhum grupo feminino. Já as mulheres na faixa entre 45 e 54 anos são as que compram produtos especialmente criados para a Copa do Mundo.
Para assistir aos jogos do Brasil, 54,4% das mulheres mais novas desejam ver os jogos fora de casa. Já as mais velhas (84%) preferem ver as partidas em casa. E segundo o levantamento, somando as que acreditam e as que acreditam fortemente, mais de 80% esperam a vitória do Brasil na Copa.
Perguntadas sobre a influência para gostar de futebol, as mulheres entre 18 e 24 anos apontaram os pais como responsáveis. No geral, pais e cônjuges dividem a tarefa de ser os grandes influenciadores pela paixão pelo esporte.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de novembro, com uma amostra de mil pessoas.