Renata Silveira
Renata Silveira se tornou a primeira mulher a narrar uma partida da Copa do Mundo na TV aberta. A narradora fez sua estreia pela TV Globo no jogo entre Dinamarca e Tunísia no último dia 22.
De maioria islâmica e com um regime autocrático, o Catar é conhecido por suas violações aos direitos humanos e leis restritivas em relação às mulheres. Ainda assim, a atual edição da Copa do Mundo tem feito história com mulheres exercendo pela primeira vez funções na narração em TV aberta e na arbitragem, por exemplo.
Renata Silveira se tornou a primeira mulher a narrar uma partida da Copa do Mundo na TV aberta. A narradora fez sua estreia pela TV Globo no jogo entre Dinamarca e Tunísia no último dia 22.
Já Natália Lara foi a primeira a narrar a Copa do Mundo pelo SporTV. O seu primeiro jogo foi Estados Unidos vs País de Gales no dia 21.
A Copa do Mundo do Catar terá arbitragem feminina pela primeira vez na história. A francesa Stéphanie Frappart irá apitar a partida entre Costa Rica e Alemanha, que está marcada para a próxima quinta-feira (1º) e vai definir uma vaga para as oitavas de final. Frappart já havia atuado na Copa do Mundo como quarta árbitra no jogo entre México e Polônia, também pela fase de grupos, no último dia 22.
A brasileira Neuza Back atua como bandeirinha, ao lado da mexicana Karen Diaz Medina e da norte-americana Kathryn Nesbitt. O time de arbitragem também é composto pela ruandesa Salima Mukansanga e pela japonesa Yoshimi Yamashita, que apitam os jogos assim como Stéphanie Frappart.
A jornalista integra a cobertura da Copa do Mundo pela Rede Globo como repórter e faz entradas ao vivo diretamente do Catar. Karine Alves, Julia Guimarães, Débora Gares e Gabriela Ribeiro também fazem parte da equipe de repórteres dos canais Globo.
Ana Thaís Matos é a primeira mulher a comentar a Copa do Mundo na TV aberta. A comentarista Renata Mendonça também fez sua estreia na atual edição.
Recordista em participações em Copas do Mundo, Formiga foi contratada pela Globo para comentar o mundial do Catar, ao lado das colegas de elenco Cristiane e Tamires.
A ex-árbitras Fernanda Colombo e Janette Arcanjo são comentaristas de arbitragem do Grupo Globo.
Apresentadora do 'Esporte Espetacular', a jornalista Bárbara Coelho também faz parte da cobertura da Copa do Mundo na TV aberta. Ela ainda marcará presença no programa 'Troca de passes', da Globo. Já Camila Carelli, Mariana Fontes e Gabriela Moreira cobrem a Copa pelo SporTV.
A atriz Deborah Secco participa do programa 'Tá na Copa', do SporTV. A cantora Jojo Toddynho faz parte do 'Central da Copa', na Globo.
A artista catariana assina o pôster oficial da Copa do Mundo do Catar.