Causadora de desconfortos físicos e estéticos, as varizes são um problema comum entre as mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, as varizes atingem cerca de 38% da população brasileira, sendo as mulheres 45% desse total. Essa diferença é devido à maior presença do estrogênio no corpo feminino, ele permite que as veias sejam mais fragilizadas, causando, portanto, uma maior incidência de varizes.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Para aquelas que desejam acabar com esse desconforto, o mercado apresenta inúmeras soluções, entretanto nem todas são realmente eficazes. O médico-cirurgião vascular Márcio Steinbruch explica que o único método que pode acabar definitivamente com as varizes é a cirurgia, os outros apresentados têm apenas a proposta de dar um alívio momentâneo ou diminuir os sintomas da doença.
“Quando está instalada a doença varicosa, o único tratamento definitivo é a cirurgia. Os tratamentos clínicos são na maioria paliativos. É usado mais no sentido de aliviar os sintomas, proteger o paciente de complicações e dar suporte até se poder realizar a cirurgia. Na minha opinião, quanto mais cedo se tratam as varizes, melhor é o resultado funcional e estético, o que é muito importante para a mulher brasileira”, afirma o médico.
Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!
O profissional também esclarece que as varizes são dilatações em veias superficiais das pernas, causadas pela fragilização das veias, que pode ser genético, somada ao um a um aumento na pressão em seu interior.
“Por assumirmos uma posição ereta, o sangue utilizado pelas pernas deverá subir pelas veias contra a gravidade, impulsionado neste sentido por mecanismos de bombeamento, que envolvem a musculatura da panturrilha, a ‘barriga da perna’, e válvulas no interior das veias. O que ocorre é que nesse mecanismo pode haver um aumento da pressão no interior da veia, somado a um enfraquecimento, causa as varizes.”
Além dos problemas estéticos, as varizes também podem colocar em risco a vida da pessoa, causando doenças derivadas de problemas de circulação As doenças mais comuns que podem aparecer são:
A embolia de pulmão: um entupimento de uma ou mais artérias do pulmão.
Úlcera varicosa: feridas na perna e tornozelo, também causadas pela má circulação da região.
Crises de eczema: inflações na pele a deixando com um aspecto envelhecido e acarretando cosseira.
Tromboflebite: consiste na coagulação do sangue no interior do vaso doente, por onde o sangue não circula adequadamente e isto facilita sua coagulação.