Pela a primeira vez, desde a criação do cargo, uma mulher negra irá chefiar a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo
Repprodução
Pela a primeira vez, desde a criação do cargo, uma mulher negra irá chefiar a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo

Inês dos Santos Coimbra, é a primeira mulher negra a ser nomeada Procuradora Geral do Estado de São Paulo. A sua nomeação ocorreu no dia 25 de abril, segunda-feira, pelo governado do estado de SP, Rodrigo Garcia. Essa é a primeira vez em 75 anos, de existência do cargo, que uma mulher negra chega a esta posição.

Mestre em Direito pela Universidade PUC-SP. Inês dos Santos Coimbra é integrante desde 2004 da Procuradoria Geral do Estado, trabalhando também na Procuradoria de Assistência Judiciária e na consultoria jurídica de diversas secretarias estaduais. Em entrevista a jornalista Monica Bérgamo, do Jornal Folha de S. Paulo, ela conta como está não é apenas uma conquista individual, mas de todas as mulheres negras. 

“Essa não é uma conquista pessoal apenas. É uma conquista importante para um grupo maior, que transcende muito a minha vida. Um grupo que foi, por muito tempo, inviabilizado, especialmente as mulheres negras. Ascender a essa posição me traz essa alegria a mais. Em qualquer lugar que a gente esteja, também é um movimento de representatividade”, diz Coimbra.

Segundo o site Consultor Jurídico, entre as funções que exerce agora em seu novo cargo, ela irá defender o estado e suas autarquias judicial e extrajudicialmente, arrecadar a dívida ativa estadual e exercer atividades de consultoria e fará o assessoramento jurídico e técnico-legislativo dos gestores públicos e do governador.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!