Editora argentina pergunta: Nenhum príncipe menstrua?
Reprodução/Instagram @chirimbote
Editora argentina pergunta: Nenhum príncipe menstrua?

De quantas personagens de filmes e séries você se recorda sendo retratados "naqueles dias" ? A ausência da menstruação no cotidiano de personagens populares foi o mote usado pela Editora Chirimbote, da Argentina, para o texto postado nas redes sociais de Mag Rohatsch, que é acompanhado ilustrações de  princesas da Disney dos príncipes Aladdin, Felipe (Bela Adormecida) e Flynn (Enrolados) de Ornela e Clara Lang, todos retratados convivendo com o período menstrual

Tiana, de A Princesa e o Sapo
Reprodução/Instagram
Tiana, de A Princesa e o Sapo

Usando as princesas e os príncipes da Disney, o texto começa falando que mais da metade da população menstrua, menstruou ou vai menstruar, mas que durante séculos foram obrigadas a manter escondido, como se o silêncio sobre o tema fosse a coisa mais normal do mundo. A publicação ainda questiona se nenhum príncipe menstrua, incluindo os homens trans no debate público sobre menstruação.

Rapunzel, de Enrolados
Reprodução/Instagram
Rapunzel, de Enrolados

"Acompanhamos Monica, Rachel e Phoebe por dez anos e nunca as ouvimos falar sobre seus ciclos menstruais. Compartilhamos mil histórias com as garotas Gilmore e nenhuma delas comprou um absorvente interno. E quando Brandon Teena – o protagonista trans de Meninos não choram – escondeu seus absorventes debaixo do colchão, ele o fez como parte das mil violências diárias que teve que enfrentar. Porque se as meninas não menstruam, os meninos definitivamente não podem", diz o editorial.

A Bela e a Fera
Reprodução/Instagram
A Bela e a Fera

As autoras falam que querem construir com e para as crianças "um mundo mais livre, mais justo e mais acolhedor. Um mundo em que as pessoas com útero possam menstruar enquanto cantam para nós; um mundo onde o ciclo menstrual não é sinônimo de mulher ou maternidade. Tudo bem ser homem e menstruar, tudo bem ser mulher e não menstruar, tudo bem menstruar e comemorar, tudo bem não sentir vontade de menstruar. Tudo bem a Bela Adormecida menstruar e continuar linda, tudo bem Aladdin menstruar e continuar mágico."

A Bela Adormecida
Reprodução/Instagram
A Bela Adormecida


Aladdin e Jasmine
Reprodução/Instagram
Aladdin e Jasmine


** Luciana Teixeira Morais é jornalista formada desde 2016, com experiência em reportagens para mulheres, UX writer, SEO e mídias sociais. No iG, escreve para os canais Delas e Receitas, além de uma coluna sobre maternidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!