Najla Bouden Romdhan será a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra na Tunísia
Slim Abid/Presidência da Tunísia/Via A
Najla Bouden Romdhan será a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra na Tunísia

Najla Romdhane será a primeira mulher a comandar o governo da Tunísia. Romdhane, nomeada nesta quarta-feira (29) como primeira-ministra pelo presidente Kais Saied, é geóloga e professora universitária e foi responsável por implementar projetos do Banco Mundial no Ministério da Educação do país. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo no mundo árabe.

Romdhane assume o cargo em meio à uma crise institucional, já que em julho Saied destituiu o primeiro-ministro , Hichem Mechichi, e congelou as atividades do Parlamento, liderado pelo partido islâmico moderado Ennahda, um movimento que seus inimigos rotularam de golpe. Apesar do clima tenso, a notícia de sua nomeação foi recebida com festa por parte dos manifestantes que protestavam em Túnis, na capital do país.


Leia Também


Leia Também

Segundo informações publicadas em O Globo, Saied disse que a nomeação de Romdhane homenageou as mulheres tunisianas. O presidente pediu a ela que propusesse um gabinete nas próximas horas ou dias. O novo governo deve enfrentar a corrupção e responder às demandas dos tunisianos em todas as áreas, incluindo saúde, transporte e educação.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários