Equipe feminina de futebol de amputados de Sorocaba. No destaque, a atleta Vivi Antunes
Divulgação
Equipe feminina de futebol de amputados de Sorocaba. No destaque, a atleta Vivi Antunes

O primeiro time de  futebol feminino de amputadas é de Sorocaba, interior de São Paulo. Segundo as paratletas , o anúncio é para destacar a importância do esporte na vida de esportistas com deficiência , especialmente com a aproximação do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21). Elas falam que um exemplo disso sao os Jogos Paralímpicos, onde as deficiências se tornam coadjuvantes.

A equipe existe há menos de dois meses. Algumas das atletas já praticavam a modalidade, mas em times masculinos, como Vivi Antunes, a primeira do time. Vivi perdeu a perna esquerda após sofrer um acidente e encontrou no esporte uma ‘salvação’, como ela mesma afirma: "O futebol hoje em dia é essencial na minha vida!". A atleta, que tem uma rotina intensa de treinos, é também a primeira mulher no Brasil a fazer um gol na modalidade, marcado enquanto ainda jogava entre os homens.

Por incentivo de Paulo Vasconcelos, técnico do time masculino e idealizador do projeto, elas aceitaram o desafio de formar uma equipe de mulheres. "Por termos a concepção de que o futebol é um esporte quase que exclusivamente masculino, foi desafiador incentivá-las a aderirem ao esporte como ferramenta de inclusão e trazê-las para dentro do campo. Para deixá-las mais à vontade, foi inclusive criada uma comissão técnica somente feminina", comenta Paulo.

A técnica da equipe é Beatriz Ramos, que nunca tinha vivenciado uma experiência como esta, e afirma: "Trabalhar com o time feminino de futebol de amputados ampliou minha mente e me faz, a cada dia, evoluir como profissional e como pessoa".

A equipe feminina conta com 11 atletas (pouco mais de um time completo, já que no futebol de amputados, são sete jogadores de cada lado). Além de Vivi Antunes, a equipe é formada por Hetieli, Viviane Aguera, Selma, Letícia Adum, Letícia, Jussara, Amália, Katiane, Rafaela e Eliana.

Os treinos são realizados uma vez por semana e elas sonham com o surgimento de novas equipes, além da criação de uma liga profissional. O objetivo é que mais mulheres pelo Brasil se inspirem e formem novos times femininos. Assim, elas podem disputar campeonatos e representar sua cidade.

A modalidade

O futebol de amputados é uma variação do futebol convencional e conta com a participação de jogadores com amputação de membros inferiores e goleiro com amputação de membros superiores. A modalidade chegou no Brasil em 1986, ano em que também aconteceu a primeira competição brasileira, na cidade de Linhares-ES. Atualmente, o Brasil é o único país tetracampeão de Futebol de Amputados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!