Serpentário, o 13º signo do zodíaco
Unsplash
Serpentário, o 13º signo do zodíaco




Em 2011, o astrônomo norte-americano Parke Kunkle, da Universidade de Minnesota, escreveu um estudo dizendo que uma mudança na rotação da Terra teria alterado a posição dos astros. Com base nisso, uma nova constelação teria surgido no céu, intitulada Ofiúco ou Serpentário. Isso poderia ter significar o um signo a mais, alterando a ordem do zodíaco

Esta ideia, porém, não é consenso entre os estudiosos e adeptos da astrologia. A existência do 13º signo causaria uma mudança completa no nosso horóscopo, fazendo com que a regência de cada signo fosse mais curta. Por exemplo: uma pessoa que virginiana no horóscopo atual, na verdade seria libriana se considerarmos a existência do Serpentário. 

O que é o Serpentário?

Segundo o astrólogo Brendan Orin, do Astrocentro, o Serpentário é uma constelação e seria o 13º signo do zodíaco. “Para a astronomia, uma vez que os astros não seguem um movimento exato e, tomando a terra como ponto de observação, as constelações que marcam as casas zodiacais teriam "se movimentado" com o tempo. A essa forma de ver os astros, chamamos de zodíaco sideral, que é muito pouco utilizado, mais comum na astrologia contemporânea”, explica.

Ele explica que a  astrologia, diferente da astronomia, é o sistema que compara acontecimentos cotidianos e tendências de personalidade com o movimento dos astros no céu. Assim, tomando a Terra como ponto de vista, é como se nosso planeta fosse o centro do sistema solar e todos os astros girassem ao redor dele.

Você viu?

 “A astrologia é um sistema de observação e não uma ciência. É um saber ancestral, em que os antigos caldeus [antigo povo da Mesopotâmia] dividiram a terra em 12 meridianos, representados pelas constelações do zodíaco. Eles notaram que determinados astros passavam sempre em determinada "casa". Coisas similares aconteciam, temas similares surgiam na sociedade da época, e as pessoas reagiam de uma forma x ou y”.  


Como os astros se comportam, de acordo com a astrologia?

“Cada signo possui 30 graus, são 12 signos, formando um círculo completo no céu (360 graus). Isso não muda, nem mudará. Quando falamos da entrada do Sol em Áries, que marca o equinócio de Outono e o ano novo astrológico, é porque esse "planeta" saiu dos 30 graus do signo de Peixes, entrando no grau zero do signo de Áries”.

Ele influencia o nosso mapa astral?

Não. O astrólogo afirma que, como para a astrologia clássica não há esse 13º signo, então o Serpentário não influencia em nada o mapa astral. 

Ela possui algum impacto real na astrologia?

“Definitivamente não. É pouco provável que as pessoas que gostam de astrologia e se valem de mapas astrais, previsões e horóscopos tenham qualquer contato com o zodíaco sideral. Os signos permanecem (e permanecerão) inalterados na astrologia clássica, pautada no zodíaco tropical”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!