Há diversos meios usados para perder peso, como investir em exercícios e reeducação alimentar. Além disso, sempre surge uma ou outra  dieta da moda  que podem ser complicadas e, ao invés de ajudarem, prejudicam o processo. Para isso, o jornal britânico  The Sun reuniu 10 dicas para emagrecer sem sufoco algum, apenas com ajustes na rotina.

Para se livrar do efeito sanfona, basta reeducar a alimentação de acordo com as necessidades do seu corpo
shutterstock
Para se livrar do efeito sanfona, basta reeducar a alimentação de acordo com as necessidades do seu corpo

A melhor parte dessas dicas para emagrecer é que elas não obrigam a "excluir" alimentos e bebidas favoritos de muitas pessoas, como o chocolate e a cerveja, pelo contrário, eles apresentam benefícios quando o assunto é queimar calorias.

Veja as 10 alternativas oferecidas pelo site:

1. Beba leite com achocolatado

Estudos comprovaram a eficácia do tradicional leite com achocolatado, especialmente após a prática de exercícios. Uma pesquisa da Universidade de Indiana revelou que atletas que consumiam a bebida ficavam menos cansados em comparação aos que não bebiam.

 Já estudiosos da Universidade do Texas apontaram que beber o leite com chocolate deixava os atletas mais rápidos, principalmente em relação aos que consumiam bebidas esportivas. A bebida é boa para acelerar a recuperação do organismo após os treinos por conter proteínas, cálcio e antioxidantes, e ainda ajuda a secar gordura.

2. Grite, se motive

A nossa mente tem muito poder, e isso também se aplica nos casos de emagrecimento. Basicamente, a dica é: quer ficar em forma? Comece a gritar isso, colocar para fora.

De acordo com o programa de condicionamento físico IntenSati, quando a pessoa grita frases positivas sobre si mesma, como "eu sou forte" e "eu consigo fazer isso", em especial ao realizar atividades de alto impacto, os resultados são mais satisfatórios por ajudar a motivar o indivíduo por meio da mente.

Além disso, segundo o programa, a técnica é utilizada como forma de distração, para que ninguém se entregue ao cansaço.

Leia também: Com método próprio, empreendedora consegue emagrecer 24 kg em 3 meses

3. Coma com mais frequência

Pular refeições não é uma boa alternativa para perder peso , ao contrário, isso pode colaborar com o ganho de alguns quilos. O ideal é ter equilíbrio: não comer muito, mas comer em mais momentos do dia.

O corpo tem um instinto natural de proteção, portanto, ao comer pouco, ele economiza mais energia, ou seja, acumula gordura e calorias ao desacelerar o metabolismo. Ao invés de pular refeições ou restringir o consumo de produtos com muitas calorias, a melhor opção é ter alimentação saudável e comer cerca de cinco vezes por dia.

4. Beba cerveja – com moderação

Sim, a cerveja tem tudo para ser uma aliada na jornada rumo ao peso ideal. Segundo o professor Charlie Bamforth, especialista em cervejas, muitas pessoas se enganam devido à reputação negativa da bebida, que afirma que ela pode engordar.

"A principal fonte de calorias em qualquer bebida alcoólica é o próprio álcool, e como a cerveja é a bebida alcóolica com o menor teor médio de álcool, também é a mais baixa em calorias", explica Bamforth. Entretanto, a cerveja deve ser consumida com moderação para ter efeitos positivos.

Você viu?

5. Beba água gelada

Ao praticar atividades físicas, vale a pena se refrescar com uma água bem gelada. Uma pesquisa apontou que as pessoas tendem a se exercitarem mais quando investem nesse tipo de bebida, e isso ocorre porque a temperatura interna demora a aumentar e, devido ao calor excessivo, muitos desanimam nos treinos.

O truque é simples, e recomenda-se congelar a garrafa de água antes de ir aos treinos ou colocar cubos de gelos para elevar a resistência e a disposição de realizar exercícios.

6. Durma bem

O momento do sono serve para descansar e é útil para o corpo se preparar e se recompor. Além disso, o organismo aproveita o período de descanso para recuperar os músculos e reduzir o percentual de gordura.

Em 2010, a Universidade de Chicago mediu pesquisa que revelou que, quando as pessoas dormem por oito horas durante a noite, eliminam calorias. Ao dormirem menos, a quantidade de gordura perdida é menor e a fome aumenta.

Isso ocorre por causa da falta de descanso adequado, que faz hormônios como a leptina e a grelina, da saciedade e da fome, ficarem fora de controle, e pode elevar o desejo por, especialmente, alimentos mais doces.

7. Invista na cafeína

café é um aliado para quem quer emagrecer e perder medidas e calorias. Consumir cafeína, principalmente antes dos treinos, pode ajudar a queimar mais gorduras durante o exercício.

Os benefícios do café não acabam por aí. Ele também aprimora o foco para que as atividades físicas sejam, realmente, eficazes no processo para o emagrecimento e colabora com a redução das dores musculares.

8. Apimente as coisas

Alimentos apimentados, como o curry, são ótimas opções para acelerar o metabolismo e estimular a capacidade do corpo de secar gordura . Em entrevista ao The Sun , a nutricionista Helen Bond garantiu que, quanto mais apimentado é o alimento, maior é a sua capacidade de eliminar calorias.

"Em uma revisão de vinte estudos, quando a capsaicina [composto presente nas pimentas] foi incluída na dieta, 50 calorias foram queimadas por dia. Com o tempo, isso induz a perda de peso e impede o ganho de peso", esclarece ela.

9. Relaxe

Parece clichê, mas é essencial tentar se manter relaxado e calmo durante o dia mesmo com um estilo de vida bem agitado, pois o estresse pode prejudicar a saúde e provocar o ganho de peso ao fazer a pessoa ficar compulsiva por comida para "afogar as mágoas".

Pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, afirmam que é difícil ignorar ou recusar alimentos pouco saudáveis, e descobriram que os sentimentos de estresse, cansaço ou sobrecarga de trabalho aumentam as chances de alguém querer consumir esse tipo de produto.

Leia também: 5 chás para tomar antes de dormir que podem te ajudar a perder peso

10. Não coma muito antes de dormir

Essa é uma das dicas para emagrecer mais indicadas por especialistas. Além de interferir na qualidade do sono, consumir alimentos com muitas calorias momentos antes de ir para a cama dificulta o emagrecimento, pois o corpo passa a estocar mais gordura, além de atrapalhar o funcionamento do sistema digestivo. Depois de jantar, é recomendado consumir cerca de 200 calorias para não gerar nenhum tipo de desconforto e nem o ganho de peso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!