Escova secadora: vale a pena?
Reprodução: Alto Astral
Escova secadora: vale a pena?

Além dos queridinhos do skincare , muita gente vem apostando também em produtos e aparelhos próprios para o haircare - o famoso cuidado com os cabelos. Entre chapinhas e secadores, a escova secadora está ganhando o coração (e as madeixas) das mulheres e parece fazer mais sucesso do que nunca.


A proposta do aparelho é bem promissora: seca rápido e ajuda a garantir aquele aspecto de salão, sem precisar sair de casa. Nada melhor do que isso! Porém, mesmo com essa repercussão toda, será que vale a pena gastar seu dinheiro com ele?

Conversamos com o expert Bruno Ximendes, hairstylist, para tirar todas as suas dúvidas! Confira:

Alto Astral: Por que essa a escova secadora se tornou uma febre?

Bruno Ximenes: O produto já existe há muitos anos, mas agora voltou com tudo. Acredito que um dos motivos seja a praticidade, pois ela promete um cabelo express, arrumado em até 15 minutos. Então, nos tempos corridos, ela serve para salvar a vida de muitas mulheres.

AA: Quais são os benefícios dessa escova?

BX: Os benefícios são a agilidade e a praticidade, porque ela acaba otimizando o tempo de ter que usar o secador e a escova para conseguir secar e modelar o cabelo. Para quem não tem tanto domínio e coordenação motora para usar escova e o secador em simultâneo, a escova secadora pode ser uma boa alternativa.

AA: Funciona para todos os tipos de cabelo?

BX: Se um cabelo é muito cacheado ou crespo, por exemplo, a escova não vai dar tanto polimento, não vai conseguir modelar ou alisar tanto. Acredito que ela funcione melhor para cabelos finos a cacheados.

AA: Ela ajuda a diminuir o frizz?

BX: Sim, ela ajuda. Lembrando que as madeixas, quando tratadas e cuidadas com bons produtos, já não apresentam tanto frizz. Então, você fica menos dependente da escova e ela vai ser só um “plus”, facilitando um pouco mais a modelagem e a diminuição do frizz.

AA: Quando usar essa escova? Logo após a lavagem dos cabelos?

Leia Também

BX: De preferência, sempre usar a escova com o cabelo já higienizado e limpo. Isso é muito importante e vai dar diferença no resultado.

AA: Precisa aplicar algum produto antes de usar o aparelho nos fios?

BX: É muito importante sempre aplicar um produto termoativado, um leave-in, que vai proteger o cabelo do calor da escova. É fundamental o uso do protetor térmico, seja em textura de sérum, cera, gel ou creme, o que se adaptar melhor ao seu cabelo.

AA: Ela possui formatos diferentes (ovais ou raquete). Quais as diferenças?

BX: As que possuem formatos ovais, servem para modelar além de secar e alisar. Com isso, a mulher consegue fazer uma escova para fora e/ou para dentro e produzir mais movimento no cabelo. Já a raquete é uma escova reta que só vai trabalhar o efeito liso, então vai secar e alisar, simultaneamente. Tem que ver qual é o desejo da pessoa que está adquirindo, se deseja um cabelo liso ou com mais movimento.

AA: Existe algum malefício ao utilizar a escova?

BX: Não podemos esquecer que é uma escova que esquenta, ou seja, é uma ferramenta térmica. Se exagerar no uso, tem os mesmos danos de secador, chapinha ou babyliss demais. Tudo que é usado em excesso pode causar algum estrago nos fios. O ideal é usar o protetor térmico e bons produtos, fazer boas hidratações no salão, se possível, e trabalhar um cronograma capilar junto com um profissional, revezando as visitas entre nutrição e reconstrução.

AA: Existe alguma diferença entre a escova secadora e a rotativa? Qual a mais indicada?

BX: A secadora vai apenas secar o seu cabelo e trazer um efeito mais liso e comportado. Já com a rotativa você tem a opção de dar um efeito de movimento e uma textura diferente às madeixas. Ela vai além do que somente alisar e secar. Para saber qual é a mais indicada, é interessante sempre pensar no efeito que você quer. A minha indicação é: antes de comprar, principalmente se for uma compra online, visitar algumas lojas que têm expostas essas escovas e testar em si mesma. Vale pedir ajuda de alguém que trabalha na loja e saber se você vai ter coordenação motora para usar e se o produto pode suprir as suas necessidades em questão de potência.

Fonte: Bruno Ximendes - ganhador da categoria colorista revelação no Prêmio Cabelos&Cia 2018 e profissional do RIRO.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!