Alto Astral

Alimentos que desincham

O edema, popularmente conhecido como inchaço, pode ocorrer em uma ou várias regiões do corpo. Na maioria das vezes, é consequência do consumo excessivo de sódio, da retenção de líquidos e até da prisão de ventre . Quando combatido, é possível perceber a perda de peso, mesmo que não esteja ligado à eliminação de gordura. Para isso, existem alguns alimentos para desinchar que você pode colocar na sua listinha de mercado e começar a consumir no dia a dia, evitando o inchaço.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera Niterói, Mônica Dalmacio, o corpo possui um mecanismo que faz com que o consumo de potássio resulte na liberação de sódio, diminuindo o inchaço. “Quanto mais se come verduras e legumes, maior a ingestão de potássio e o excretamento do sódio pela urina”, afirma.

Mas, da mesma forma que existem alimentos que auxiliam no desinchaço, tem àqueles que precisam ser evitados. E saiba que não são apenas os que possuem muito sódio ou gordura na composição não! Dá só uma olhadinha:

Invista nesses alimentos:

1) Alimentos com potássio ajudam a desinchar e regular o sódio no organismo. Entre eles temos a banana, batata, tomate, manga, entre outros.

2) Diuréticos naturais: melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão são diuréticos naturais. Isso significa que eles são capazes de ativar os rins e eliminar líquidos do organismo.

3) Aposte nas fibras: elas ajudam no funcionamento do intestino e consequentemente a prevenir a prisão de ventre. E onde estão presentes? Fácil, em alimentos como aveia, granola, ameixa seca e uva.

O que evitar:

Atenção! Nem todos vegetais são seus amigos quando falamos de inchaço. Repolho, couve, couve-flor e batata-doce, por exemplo, fermentam e provocam gases, portanto podem ser evitados.

5 alimentos para desinchar e perder a barriguinha

HORTELÃ

Na disputa contra o inchaço, a erva é uma boa opção porque ajuda na digestão e tem poder desintoxicante. É ideal para chá e também um ótimo tempero, seja em sucos de frutas ou salada.

ABACAXI

A fruta contém uma enzima, a bromelina, que permite a melhor digestão de alimentos proteicos, o que combate ao inchaço. Como possui bastante água e fibras, o abaxi também auxilia no bom funcionamento do intestino. Que tal apostar em um suco de abacaxi com hortelã?

BERINJELA

O legume é outro exemplo rico em água e fibras, auxiliando na eliminação de excessos. É pouco calórico e sua casca possui antioxidantes que melhoram a circulação do sangue.

LIMÃO

Além de ter pouca caloria, a fruta é rica em vitamina C. “O limão mantém a pele firme pois estimula a produção de colágeno e age no corpo eliminando o inchaço”, afirma Dalmacio.

RÚCULA

Rica em batacaroteno e ômega 3, a verdura promove o bom funcionamento do intestino, além de possuir um baixo valor calórico e conter ácido fólico, vitamina C e minerais como cálcio, ferro e potássio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!