Chá de lingerie: como organizar, o que servir e mais dúvidas respondidas

Por iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

A ideia é formar um enxoval de roupas íntimas para a noiva aproveitar a noite de núpcias e apimentar o casamento

Chá de cozinha todo mundo já conhece: as amigas e familiares da noiva se dividem, trazem presentes como colheres de pau e baldes, fazem a coitada pagar uns micos, comem e bebem e pronto! Mas e um chá de lingerie?

Decoração do chá de lingerie
Pinterest
Decoração do chá de lingerie


A festa tira da lista os apetrechos domésticos e põe em cena a sensualidade do casal. A ideia é formar um enxoval de roupas íntimas para a noiva aproveitar a noite de núpcias e apimentar o início de uma vida a dois.

O Delas falou com o consultor de etiqueta Fábio Arruda e com especialitas e preparou algumas dicas infalíveis para você se divertir e arrasar neste evento. Onde receber as amigas, já que se trata de uma comemoração íntima? O que servir? Quem convidar? Confira a seguir.

Leia mais: Britânica reúne fotos de casais para inspirar noivas plus size

Quem organiza?
De acordo com a cerimonialista Norma Ferreira Marques, o chá de lingerie geralmente fica sob o comando da “primeira madrinha”, já que essa costuma ser a amiga que mais conhece os gostos da noiva e sabe exatamente quem deve participar. É possível também fechar um pacote de assessoria completa com a cerimonialista e contar com sua ajuda na festa pré-casamento.

De forma mais impessoal, algumas empresas especializadas já prestam esse serviço.

Veja também: Maquiagem airbrush promete acabamento natural e duração de 12 a 16 horas

Quando realizar?
Normalmente, o chá é feito com um mês de antecedência ao casamento, segundo Fabio Arruda. Mas sempre leva-se em conta a conveniência dos compromissos da noiva. O consultor ainda sugere é se a turma for animada, aproveitar a ideia da despedida de solteira e reunir os dois temas em um único evento.

Onde fazer?
Receber na casa de uma amiga ou da própria noiva é sempre mais intimista e divertido. “Não posso imaginar a noiva abrindo seus presentes e eventualmente os provando num salão de festas do prédio”, analisa Fábio Arruda. A cerimonialista Fabiana Rossi concorda. “Há mais privacidade para realizar as brincadeiras e dar risada”, diz.

Se não for possível, há bares e restaurantes com sala privada ou o quarto de um motel. “A vantagem de comemorar no motel é que, depois que as amigas forem embora, o noivo pode chegar para fazer companhia à noiva e avaliar todos os presentes que ela ganhou”, lembra Norma.

Use a criatividade nas lembrancinhas
Pinterest
Use a criatividade nas lembrancinhas


O que colocar na lista de presentes?
Entra desde o pijaminha de flanela fofo às lingeries mais ousadas, passando pela roupa de baixo do dia a dia. Muito simpático é a noiva escolher uma loja que esteja em todos os shoppings e fazer uma lista das peças de sua preferência. Isso evita que receba peças escolhidas em sex shop, onde a oferta para trocas é mais escassa.

Se quiser deixar os convidados livres para escolher os presentes, especialistas lembram que é importante, ao menos, informar tamanho de peça que usa. 

Mais noivas: Caribe e mais destinos preferidos das noivas em lua de mel

Acessórios de sex shop estão liberados?
Sim! Mas atenção: se a organizadora do evento achar que algumas amigas podem ficar constrangidas com os pedidos, basta fazer com que essa lista “extra” chegue às mãos somente de uma parcela das convidadas. Anote ótimas pedidas: bolinhas aromáticas, dadinhos do amor, chocolates em formatos sugestivos e calcinhas ousadas.

Quem convidar?
“Normalmente, pessoas da mesma idade e situação formam um grupo mais entrosado, como em qualquer reunião”, ensina Fábio Arruda. Porém, há sempre aquela tia velhinha e solteirona animadíssima. E aí? “Se ela for convidada, melhor convidar também a mãe e a sogra. Pensando bem, melhor não convidar a tia velhinha”, pontua.

O que ouvir? Como decorar?
O chá de lingerie deve ser planejado como um verdadeiro evento. Decoração alegre, com muitas flores, mesa bem posta, de maneira mais informal, drinks coloridos e trilha sonora já preparada com músicas que embalam as noitadas da turma são detalhes imprescindíveis. Vale até relembrar as músicas da época em que os noivos se conheceram.

Docinhos decorados dão um toque de bom humor à festa
Pinterest
Docinhos decorados dão um toque de bom humor à festa

O que servir?
Canapés, sanduichinhos, uma sopa creme fria ou quente (dependendo da estação), frutas para banhar em chocolate e docinhos, muitos docinhos! É sempre bom ter à mão um espumante e drinks não-alcoólicos e coloridos. Mas, claro, isso também depende da preferência da turma.

Se as amigas quiserem beber algo mais forte, outra dica é colocar uma garrafa de vodka ao lado de potes de vidro com frutas em pedaços para as pessoas prepararem seus drinks. "Isso dá um colorido especial à mesa”, sugere Norma. 

Quais brincadeiras propor?
Aqui, mais uma vez, ninguém melhor do que as amigas mais íntimas para saber quais brincadeiras serão divertidas e agradarão à noiva, já que é a pessoa homenageada. “Claro que um chá de lingerie permite brincadeiras mais eróticas do que um chá de cozinha, pois baldes, panelas e colheres de pau não são objetos dos mais sensuais”, salienta o consultor.

Além das brincadeiras tradicionais, a responsável pela organização do chá pode contratar alguns serviços para agitar a ocasião, como aulas de massagem e dança do ventre. Artistas performáticos, com drag queens, costumam animar a galera.

Mas tenha sempre cuidado com os excessos. Seja ele de qualquer tipo, é sempre uma grande gafe. Excesso de riso muito alto, de palavras que não fazem parte do seu discurso normal e, principalmente, o excesso de bebida. Esse é mortal.

Tirar fotos com calcinhas e artigos de sex shop pode ser muito divertido, mas cuidado para que elas não vazem depois na internet, isso pode causar desconforto no trabalho ou com a família.

“Pense que uma foto pode ser tirada e imagine se você gostaria de ser fotografada na tal situação”, adverte Fábio Arruda.

Leia tudo sobre: chá de lingeriecasamentolingeriesexosexydicas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas