Pesquisa britânica acompanhou pais que alimentavam os filhos e pais que deixavam o bebê escolher alguns de seus alimentos

Comer com as mãos pode influenciar em  hábitos alimentares mais saudáveis
Getty Images
Comer com as mãos pode influenciar em hábitos alimentares mais saudáveis
Permitir que os bebês em desmame se alimentem sozinhos e com as mãos, em vez de dar papinhas de colher, pode reduzir seu risco para a obesidade mais tarde, de acordo com uma nova pesquisa.

Leia também
Como fazer uma boa papinha para o bebê

O estudo incluiu 155 crianças com idades de 20 meses a 6,5 anos. Aquelas autorizadas a escolher seus alimentos eram mais propensas a manter uma dieta saudável e um peso normal mais tarde.

Os pesquisadores questionaram os pais sobre a forma de desmame adotada com seus filhos e as preferências alimentares. Das crianças atendidas, 63 eram alimentadas com papinhas feitas pelas mães e dadas de colher, e 92 foram autorizados a se alimentar, escolhendo alimentos e comendo-os com as mãos.

De acordo com os resultados, publicados online hoje no BMJ Open, uma prestigiosa publicação do British Medical Journal, os bebês alimentados com colher eram mais propensos a se tornar obesos do que os bebês que haviam se alimentado sozinhos. Estes resultados não parecem ligados a outros fatores importantes, como peso ao nascer, peso dos pais ou situação econômica, segundo os pesquisadores.

O estudo também revelou que as crianças que se alimentaram sozinhas desenvolveram uma preferência por carboidratos, enquanto os bebês alimentados de colher preferiram alimentos doces. Os bebês alimentados de colher receberam carboidratos, frutas e legumes, proteínas e refeições inteiras, como lasanha, mais frequentemente do que as outras crianças.

"Nosso estudo sugere que deixar o bebê se alimentar sozinho tem um impacto positivo sobre o gosto por alimentos que formam os blocos de construção de uma alimentação saudável, tais como carboidratos", escreveram no relatório Ellen Townsend, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e seu colega. "Isto tem implicações para a luta contra a escalada da obesidade nas sociedades contemporâneas".

Segundo um relatório da revista, os pesquisadores acreditam que a textura e apresentação dos alimentos comidos com as mãos, principalmente carboidratos, provavelmente desempenharam um papel nos resultados do estudo.

Assista: como oferecer a papinha para o bebê

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.