
A Netflix lançou, no dia 19 de fevereiro, a série documental 'Homicídio nos EUA: Gabby Petito '. A produção gira em torno do assassinato de Gabrielle Petito, de 22 anos, morta pelo namorado Brian Laundrie, que se suicidou.
A morte da jovem influenciadora foi constatada em 19 de setembro de 2021. O corpo dela foi encontrado no Parque Nacional Grand Teton, Wyoming. A causa da morte foi determinada como estrangulamento.
A família havia reportado o desaparecimento de Gabby em 11 de setembro. Dias antes, Brian havia retornado sozinho à cidade em que ambas famílias moravam, sem dar explicações sobre o paradeiro da namorada.
A história de Gabby Petito
Gabrielle Petito nasceu em março de 1999, em Blue Point, Nova York. Ela era descrita como uma jovem alegre e artística, e iniciou um relacionamento com Brian Laundrie durante o ensino médio. Em 2020, o casal ficou noivo e, no ano seguinte, decidiu embarcar em uma viagem de van pelos Estados Unidos.
Os dois documentavam as aventuras no canal do YouTube batizado de 'Nomadic Statik'. Compartilhavam momentos fofos, declarações e bastidores das viagens nas redes sociais. Até aquele momento, eles eram considerados um casal normal.
No entanto, havia bastidores conturbados por trás. Em agosto de 2021, durante a viagem, a polícia foi acionada devido a uma discussão entre Gabby e Brian. Testemunhas relataram uma altercação física, e as autoridades encontraram Gabby chorando.
Ela fala com o policial sobre problemas de saúde mental. O trecho foi gravado pela câmera peitoral no corpo do agente, e é retratado na produção da Netflix. Apesar do incidente, o casal continuou a viagem.
O assassinato de Gabby Petito
Em 1º de setembro, Brian retorna à casa da família sem Petito. No dia 11, a família denuncia o desaparecimento, e o namorado não colabora com as investigações. Ele foi considerado "pessoa de interesse" (termo similar ao suspeito, usado pela polícia local) pelas autoridades.
Durante as buscas, Brian também desapareceu. O caso ganhou repercussão nos EUA. Até que, no dia 19 de setembro, o corpo de Gabby foi encontrado. Segundo o FBI, o namorado havia tentando acobertar a morte enviando mensagens pelo celular dela.

Em outubro, cerca de um mês depois, o corpo de Laundrie, junto com um bilhete confessando o assassinato de Gabby Petito, foi encontrado em um parque na Flórida. A morte dele foi considerada suicídio.
"Eu acabei com a vida dela. Eu pensei que era misericordioso, que era o que ela queria, mas agora vejo todos os erros que cometi... Entrei em pânico. Fiquei em choque. Mas a partir do momento em que decidi, tirei a dor dela, eu sabia que não poderia continuar sem ela", diz o relato do assassino.
A série da Netflix
A série documental da Netflix é dirigida por Julia Willoughby Nason e Michael Gasparro, reveça os detalhes do relacionamento entre Gabby e Brian, além dos eventos que levaram ao trágico desfecho.
A produção conta com depoimentos de familiares, amigos e autoridades envolvidas na investigação. Desde então, o caso voltou aos holofotes nas redes sociais.