No meu primeiro texto da coluna , perguntei: o que é mesa posta para você? Sempre que início palestras e eventos faço essa indagação. Gosto de ouvir as repostas das pessoas, o significado que a mesa posta desperta em cada um. Sabemos que mesa posta vai MUITO além do que simplesmente dispor os utensílios à mesa....

Isabela Azevedo dá palestras sobre o hábito de montar mesa e o que significa ter uma mesa posta
Arquivo pessoal
Isabela Azevedo dá palestras sobre o hábito de montar mesa e o que significa ter uma mesa posta


Como falar sobre a mesa posta em minha vida? Bem, sempre tive o habito de realizar refeições em familia. Seja café da manhã, almoço, chá da tarde ou jantar, ao menos, em uma delas, eu, minha mãe, meu pai e meu irmão tinhamos o cuidado de nos reunirmos em torno da mesa para apreciar as deliciosas comidinhas feitas por Mainha e também conversar. Saber como foi o dia do outro, as novidades, as conquistas, os problemas. Isso sempre nos aproximou e nos uniu.

Quando noivei, em 2013, sabia que tal habito de montar mesas seria incorporado à minha vida de casada. Realizar refeições à mesa não seria simpelsmente um capricho, mas uma necessidade, um momento de fortalecimento de laços familiares.

Exemplo de mesa posta
Arquivo pessoal
Montar mesas é um momento de encontro, um gesto de carinho

Encantada com o casamento que se aproximava, comecei a montar meu enxoval , uma tarefa bem difícil, escolhendo com carinho peças que seriam usadas na casa nova, aprendi a cozinhar, e me interessar cada vez mais pelo universo de receber bem .

Minha mãe gostava muito de  receber amigos e familiares em casa e percebi desde cedo como é gratificante abrir nossa casa com carinho para desfrutar momentos inesqueciveis ao lado de quem amamos. Também levaria isso comigo.

Aos poucos, passei a adicionar às mesas das refeições em familia, louças diferentes, combinações delicadas, flores... Acrescentei ao momento que já existia, criatividade na montagem das mesas . E isso me encantou demais.

Estudei, me aprimorei, casei, e passei a compartilhar com um numero maior de pessoas através de meu instagram B eluquices de Casa e cursos presenciais o que a mesa posta proporciona. Contagiei minhas amigas, familiares, conheci pessoas que compartilham do mesmo gosto, e esse movimento só fez crescer.... Pessoas que perceberam o poder que a mesa posta tem.

Não se trata apenas de dispor peças à mesa. É encontro. União. Gentileza. E isso faz um bem danado.

Saber que de alguma forma, inspirei e continuo inspirando milhares de pessoas a adquir tal habito para vida e transformar algum aspecto delas é gratificante e me motiva a compartilhar dicas, sugestões e informações valiosas sobre a arte de receber bem.

E para você, o que significa o hábito de montar mesas ?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!