Como lidar com o isolamento social , ficando em casa com as crianças, trabalhando em "home office", desinfetando tudo que chega, cuidando da casa, fazendo comida, ajudando nas lições, lidando com as inseguranças e incertezas?

Leia também: Como cuidar da saúde mental do seu filho durante a quarentena

Organizar uma rotina de estudos, obrigações e lazer com a criança é importante nesse momento de quarentena
Shuttersock
Organizar uma rotina de estudos, obrigações e lazer com a criança é importante nesse momento de quarentena

Só tenho uma resposta: rotina .

É importante nesse momento estabelecer uma rotina em casa para as crianças, adolescentes e também para os adultos. A rotina traz conforto e segurança, porque sabe-se de antemão com o que teremos que lidar durante o dia.

Para as crianças é um alento, já que dependem dos adultos para satisfazerem seus desejos. As escolhas das crianças são determinadas pelo seu prazer,  portanto não podem ser deixadas para decidirem sozinhas o que vão fazer. Quando isso acontece, as decisões geralmente são péssimas. 

Uma criança que gosta de bala e ver televisão vai escolher fazer isso o dia inteiro se você deixar, mas se houver uma rotina estabelecida previamente, a criança deverá segui-la.

Monte a rotina dos filhos junto com eles, deixe que opinem, mas dentro de um leque que você deve apresentar. Caso a criança sugira uma coisa " proibida", como ir ao parquinho, por exemplo, não diga não, diga que poderão ir, mas em outra oportunidade.

Você viu?

Leia também: As crianças e a quarentena: como ajudá-las a entender?

Faça um quadro com a rotina de cada dia. Crianças não conseguem pensar o "tempo" a longo prazo. Lembre-se que dentro dessa rotina tem que caber, pelo menos os seguintes itens:

  • Estudo
  • Alimentação
  • Descanso
  • Brincadeira sozinho
  • Brincadeira com os pais
  • Organização do próprio espaço
  • Hora de não fazer nada
  • Cuidar do bicho de estimação
  • Brincar com o bicho de estimação
  • Atividade Física
  • Jogos com aparelhos eletrônicos
  • Ajudar com afazeres da casa

De preferência, dentro da rotina montada, procure usar os mesmos horários de antes, por exemplo, se a criança frequenta a escola a tarde, então em casa, nesse mesmo horário, é o horário de estudar.

A rotina deve ser montada junto com as crianças, mas deve satisfazer também os horários dos pais, tem que ser boa para todos.

Se quiser incrementar esses dias para que fiquem menos tediosos, inclua na rotina alguns "planos" diferentes, marque uma refeição em forma de pic nic no chão da sala, marque uma sessão de cinema com pipoca para todos, etc.

Leia também: A importância de dizer "não" na educação dos filhos

Converse com seu filho sobre a volta às aulas e o reencontro com os amigos, e ensine a criança a usar máscaras, para que ela se sinta à vontade quando, e se for necessário usar.

Tenho certeza que estabelecendo uma rotina diária a vida nesse período ficará um pouco mais fácil. Estamos limitados às nossas residências nesse período, mas devemos nos lembrar que, limitar não é castrar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!