Na vida nem tudo acontece na hora que queremos, algumas coisas demoram muito, outras não acontecem jamais, é importante ensinarmos aos nossos filhos a esperar, a ter paciência, a aguardar para obter o que almeja.

Leia também: O que fazer para ajudar uma criança anti-social?

Seu filho sabe esperar?
Pixabay
Seu filho sabe esperar?

Constantemente vejo crianças que quando querem atenção da mãe, ficam chamando sem parar, repetem a mesma coisa muitas vezes, não conseguem aguardar a sua vez de falar, de comer, de entrar em um brinquedo, simplesmente não sabem esperar.

Se o seu filho não sabe esperar a culpa é sua? Sim, geralmente é sua sim, da mesma maneira que ensinamos nossos filhos a falar, a andar e a ir ao banheiro, temos que ensinar nossos filhos a saber esperar também.

A vida corrida que temos nos faz querer passar por cima de muitas coisas, e isso acontece também com nossos filhos, eles veem o que fazemos e copiam, suas atitudes de impaciência iniciam-se em casa, a criança quer sempre ser atendida na hora, quando o bebê chora a mãe rapidamente vai ver o que esta acontecendo, se esta com fome, se precisa ser trocado, se esta com sono, o bebê quer que o seu desejo seja prontamente atendido, e geralmente é, um pouquinho mais velho ele não compreende o porquê de que quando ele solicita a mãe ela não pode atendê-lo imediatamente.

Você viu?

Quando a mãe não esta sempre a disposição, causa frustração na criança, e frustração trará a ela amadurecimento para enfrentar situações que não se resolvem na hora, na infância e na vida adulta.

Se o seu filho já passou da fase de bebê, ainda assim é possível ensina-lo a ter paciência, a ser frustrado no seu desejo, não atenda a todas as demandas na hora, explique suas outras ocupações, peça que espere o tempo necessário até que você possa ocupar-se do que ele quer.

Tendo em vista que como pais sempre nos sentimos culpados por não podermos cuidar de nossos filhos o tempo todo, ou pelo menos o quanto achamos que é necessário, acabamos fazendo tudo que eles pedem, não por causa deles, mas por nossa causa, para aliviar a nossa culpa, e deixamos de fazer o que devemos que é realmente educar os filhos para eles, e não para nós.

Não é melhor para a criança ouvir sempre sim, não é melhor ter todas as demandas atendidas, não é melhor para a criança, mas as vezes é melhor para você.

Leia também: Saiba como os problemas do casal pode afetar os filhos

Se você estiver lidando com uma criança impaciente, intolerante, que não sabe ouvir não e que não sabe esperar, cabe a você mostrar a ela outro caminho, inicie dizendo não às vezes, esperando com ela, mostre ao seu filho que você também sabe esperar a sua vez, de o exemplo, e converse muito sobre como lidar com frustrações e negativas, isso não será bom somente para a infância dele, mas para toda a sua vida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!