Jardim pronto para a primavera

Saiba como deixar suas plantas lindas na estação mais florida do ano

Alessandro Guimarães, especial para o iG São Paulo

Primavera é sinônimo de alegria, vida e cor, mas também de muito trabalho. Isso mesmo. É fundamental. Nessa época, as primeiras tarefas são a adubação e o replantio de espécies acondicionadas em vasos. “Após o período de dormência, as plantas começam a despertar para a primavera e a retomar o metabolismo normal”, explica Ana Cristina Marinho, da Tecpaisagismo.

- Confira abaixo uma galeria com 24 espécies que florescem agora na primavera:

É importante que as providências sejam tomadas no começo da estação, para aproveitar a época das chuvas. “Além de facilitar a adaptação da planta, não existe água melhor que aquela vinda do céu, sem cloro e nenhum tratamento”, diz o paisagista Paulo Ávila.

Leia também:  Vai presentear com flor? Escolha a espécie ideal para cada situação

Fornecer alimento para que ela cresça saudável é o primeiro passo. No mercado não faltam opções. É possível encontrar adubos orgânicos e químicos. “A escolha fica a cargo da pessoa, o importante é não colocar mais produto do que o recomendado pelo fabricante, o que pode danificar em vez de ajudar”, alerta Luiz Amarante, da Equilíbrio Ambiental.

Vale lembrar que para cada tipo de planta existe um adubo específico. Por exemplo, as floríferas necessitam de fósforo, já espécies como as samambaias precisam dos nitrogenados. Nesse momento, a ajuda de um profissional qualificado é muito importante. “Durante a primavera a planta desenvolve sua folhagem e a raiz se fortalece. O período é ideal para fazer a adubação, sem nunca se esquecer das regas periódicas”, diz Daniela Sedo, paisagista.

Limpeza e moderação

Outra dica importante é aproveitar o processo de replantio para fazer o desembaraçamento e a eliminação de raízes podres ou danificadas. “Isso facilita a absorção dos nutrientes do substrato e garante o melhor desenvolvimento”, diz.

Durante a limpeza do jardim, livre-se também de folhas, galhos e ervas daninhas que tenham surgido no gramado durante o inverno. A forração precisará ainda ser cortada para que cresça com mais vida. Lembre-se, no entanto, de deixar a grama com uma altura de cinco a nove centímetros.

Getty Images
Para as plantas crescerem com vigor na primavera, é preciso tomar alguns cuidados

De acordo com os profissionais, um dos maiores erros cometidos nesse período é o excesso de água dado às plantas, principalmente aquelas que vivem dentro de casa. “Encharcá-las pode facilitar o desenvolvimento de doenças e pragas, pois as raízes apodrecem e ela fica enfraquecida”, ressalta Ana Cristina.

Fica difícil definir uma regra para a quantidade de água, pois isso depende da espécie , da sua localização e da insolação que recebe. Mas não é impossível. Segundo Ávila, a ferramenta mais eficaz para verificar a necessidade de água é a mão. “Um dia após a rega, seja no vaso ou jardim, encoste os dedos no substrato. Se ainda estiver úmido, não é preciso aguar novamente”, revela.

Porém, é preciso atenção com o horário da rega para não prejudicar a planta. “Ela deve ser feita no período da manhã ou no final da tarde, para evitar as altas temperaturas. E nunca molhe as folhas se elas estiverem expostas ao sol, pois pode danificá-las e causar queimaduras”, diz Amarante.

Casa florida

Depois de tomados os devidos cuidados, a planta está pronta para encarar mais uma primavera livre de pragas e doenças. “Com o aumento da temperatura e dos nutrientes, elas ficam mais resistentes e, consequentemente, há uma redução nas infestações”, diz Ávila.

Enfim, depois de tanto trabalho, chega a recompensa. Quando as flores mostrarem sua beleza, não hesite, vá em frente, corte aquelas que estão abertas e aproveite para decorar a casa. “Retirá-las não prejudica a planta, pelo contrário, ajuda a direcionar os esforços aos novos brotos e a crescer mais”, garante Amarante.

Saiba mais:

As plantas de cada década

Você sabe cuidar do jardim?

Orquídeas raras

Serviço:

Equilíbrio Ambiental
Rua Alvorada, 445 – Atibaia (SP)
Tel.: (11) 4402-3159

Paulo Ávila
Tel.: (31) 3371-9803 / 9795-3399

Tecpaisagismo
Tel.: (11) 8143-9803 / 8764-6672

Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Leia tudo sobre: jardimprimaveraaduborega

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG