Eliminou a parede que separava os ambientes e os pisos ficaram diferentes? Veja como garantir a integração das áreas sem gastar muito

Foi dada a largada para a reforma dos seus sonhos. Para ampliar os ambientes , sala e cozinha não terão mais divisórias. Mas o que fazer quando a parede que delimitava as áreas sai de cena e deixa suas marcas no chão.

“O contrapiso ficará aparente e será preciso escolher algum material para revestir essa área ”, afirma a arquiteta Karla Cunha, do escritório Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade.

As arquitetas Daniella e Pricilla de Barros resolveram o problema dos pisos diferentes da varanda e da sala com uma soleira
Divulgação
As arquitetas Daniella e Pricilla de Barros resolveram o problema dos pisos diferentes da varanda e da sala com uma soleira

Resolver esse problema com uma soleira é uma boa saída. “Assim, não notamos o desnível. Mas é importante colocá-la a 5 mm acima do piso para facilitar a limpeza”, comenta a arquiteta Adriana Helú, que trabalha com Carolina Oliveira e Marina Torre no escritório Triplex Arquitetura. Além dos materiais originais, ladrilhos hidráulicos, granitos, porcelanatos e mármores também são indicados para essa tarefa. “O material escolhido deve estar em sintonia com as propostas dos cômodos”, ressalta a arquiteta Camila Klein.

Evite colocar soleiras com uma tonalidade conflitante com a dos pisos originais. “Isso pode pesar os ambientes. Eleja uma cor, de pedra ou madeira , que esteja mais próxima do tom utilizado na sala. Os acabamentos devem estar em sintonia”, afirma Camila. Para a cozinha, nada de materiais porosos. “Mancham com facilidade e são mais difíceis de limpar”, alerta a arquiteta Margareth Menezes.

Outro cuidado importante é contratar profissionais capacitados para o trabalho, pois o ajuste entre os dois pisos deve ser feito corretamente para evitar o aparecimento de desníveis, que possam prejudicar o acesso e a limpeza. “É preciso determinar um raio para fazer o nivelamento adequado. Já usei granito entre madeira e cerâmica, por exemplo. O resultado fica ótimo!”, conta Margareth.

Planejar um balcão para delimitar os espaços pode ser uma boa saída. Essa foi a alternativa encontrada pelas arquitetas Daniella e Pricilla de Barros nesse apartamento
Divulgação
Planejar um balcão para delimitar os espaços pode ser uma boa saída. Essa foi a alternativa encontrada pelas arquitetas Daniella e Pricilla de Barros nesse apartamento
Mas se a ideia é revestir o local com os pisos originais, é preciso verificar se as empresas ainda fabricam os modelos. “Essa deve ser a primeira providência. Em seguida, o responsável pela obra irá demarcar a área a ser complementada. Ele deve retirar parte dos dois pisos para a nivelação . A paginação original deve ser respeitada até que os dois materiais se encontrem”, explica a profissional.

Como são materiais diferentes, a atenção deverá ser redobrada. “Na junção não pode haver peças cortadas ou diferenças no posicionamento”, afirma Margareth.


Alternativas que funcionam
Optar por fazer uma cozinha americana com bancada é uma das soluções mais pedidas e costuma ser a ideia mais econômica também. Desta forma os ambientes ficam integrados , mas parte da parede ficará onde está, fazendo as vezes de bancada, sem que o piso precise ser mexido.

Também dá para resolver essa questão com o mobiliário. “Planejar um balcão ou até mesmo um armário para delimitar os espaços pode ser uma boa saída”, afirma a arquiteta Andréa Parreira profissional.


Combinações perfeitas

Segunda as profissionais do Triplex Arquitetura, é possível fazer diferentes misturas. “O importante é saber combinar.” Veja algumas dicas e não corra o risco de errar.

- Madeira (na sala) + ladrilho hidráulico (na cozinha)
- Cimento queimado (na sala) + ladrilho hidráulico (na cozinha)
- Madeira (na sala) + cerâmica (na cozinha)
- Porcelanato (na sala) + porcelanato (na cozinha)
- Madeira (na sala) + granito (na cozinha)

MiGCompLinks_C:undefined

Serviço:
Andréa Parreira
(11) 7802-2174

Camila Klein
Rua Helena, 140, conjunto 34 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 5041-4529

Karla Cunha – Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade
(11) 3020-9900

Margareth Menezes
Rua Tenente Ricardo Kirch, 780 – Curitiba (PR)
Tel.: (41) 3014-6994

Triplex Arquitetura
Rua George Eastman, 280 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3759-3327

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.