Em visita ao Brasil, chefe de design da Philips divulga tendências em iluminação

A luminária Living Colors, da Philips, possui lâmpadas LED e é acionada remotamente
Divulgação
A luminária Living Colors, da Philips, possui lâmpadas LED e é acionada remotamente

Humanizar a iluminação, personalizar os projetos , influenciar o humor das pessoas através da luz. Essas foram algumas das principais tendências apresentadas na sexta edição da Light + Building, uma das principais feiras mundiais de iluminação, realizada em meados de abril, em Frankfurt, na Alemanha.

A notícia veio do colombiano Oscar Peña, membro do conselho do Design Management International Institute e responsável pelos mais ousados projetos de iluminação da Philips, que esteve no Brasil nesta semana.

“Sou fascinado pela ideia de que a iluminação tem o poder de estimular e relaxar , sendo um elemento extremamente poderoso e, ao mesmo tempo, muito delicado”, disse ele, durante apresentação das novidades da marca.

Uma delas, já alinhada com as tendências mundiais, é a luminária LivingColors, formada por quatro LEDs, que possibilitam a emissão de luzes em até 16 milhões de diferentes nuances de acordo com seu estado de espírito. “O objetivo é poder pintar a casa com luz.”

Uma roda de cores sem fio, com sistema touch screen, permite armazenar diferentes sequências de cores e acionar até seis luminárias ao mesmo tempo.

Ainda pensando em como a luz pode ajudar a melhorar o humor das pessoas, a empresa criou um despertador baseado em luz, ao invés de bips e músicas. “O usuário recebe estímulos para sair da cama mais animado. É um processo mais natural”, afirma Peña.

Outro movimento que já chega ao Brasil é a integração sutil, mas fundamental, entre arquitetura e iluminação . “Em breve, as pessoas voltarão seus olhares mais para o design de iluminação do que para o de mobiliário”, diz Peña, citando a luminária Cielo, recém-lançada na Europa, que utiliza o LED como fonte de luz. O produto deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2010.

Veja também:
- A orquídea não floresce? Saiba o que fazer
- 16 erros no projeto do quarto

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.