Assim como outros cantos da casa, a lavanderia também merece atenção no quesito organização. Quando os produtos de limpeza e outros itens que ajudam na faxina estão devidamente organizados, fica muito mais fácil encontrar o que se precisa sem ter dor de cabeça. Mas, afinal, você sabe como fazer isso?

Leia também: Sem tempo para limpar a casa? Confira truques que facilitam a limpeza do lar

A lavanderia também merece atenção na organização e, por isso, é importante saber como organizar os produtos de limpeza
shutterstock
A lavanderia também merece atenção na organização e, por isso, é importante saber como organizar os produtos de limpeza

Vamos começar com os produtos de limpeza . "O primeiro passo é separar o que é produto de estoque daquele que está em uso", recomenda Carol Rosa, personal organizer. Na sequência, separe o que é item para roupa daquilo que é destinado à limpeza. Isso facilita não só na hora de encontrar o que procura, mas também na hora de ir ao mercado e ver o que precisa comprar. 

Depois de saber tudo o que você tem, a dica é deixar à mão os produtos que são mais usados. "Os de lavar roupa, por exemplo, devem ficar próximos à máquina ou do tanque, no armário superior ou inferior, que costuma ter na lavanderia . Para acomodá-los, sugiro colocar dentro de uma caixa organizadora com tampa, para dificultar que as crianças possam ter acesso", diz Carol.

Balde é um verdadeiro aliado da organização

O balde ajuda - e muito - na organização dos produtos de limpeza. Isso porque facilita na hora de limpar a casa
shutterstock
O balde ajuda - e muito - na organização dos produtos de limpeza. Isso porque facilita na hora de limpar a casa

Vale ainda deixar os produtos de limpeza dentro de um balde com alça, que será colocado dentro do armário. Isso facilita bastante porque já está tudo junto. Na hora de limpar a casa, é só levá-lo para cada canto necessário. "Só é importante não usar o mesmo balde para colocar roupa de molho", alerta a personal.

Leia também: Como lavar roupa branca? Veja dicas e aprenda a tirar manchas e clarear as peças

Para isso, a recomendação é identificar os baldes com etiquetas ou comprar peças que tenham cores diferentes. Isso é fundamental para não manchar as peças. Além disso, vale ter um para acomodar roupas claras e outro para escuras. O consultor da CASA MIA, Marcio Biazini Borim da Silva, completa e diz que as etiquetas ajudam a ter uma visualização mais rápida e segura.

Você viu?

Outro ponto é o caso do balde dobrável. Quando fechado, o produto ajuda a reduzir espaço, principalmente em espaços menores, mas vale deixá-lo aberto para ter mais agilidade no dia a dia. "Quando você usa o tradicional ou mantém o dobrável aberto, já deixa tudo que precisará lá dentro e só tem que pegar uma coisa quando for começar a limpar a casa", ressalta Carol.

Leia também: Cuidado! 4 erros que você comete no banheiro e podem prejudicar a sua saúde

Aposte em nichos e suportes

Carol destaca que usar nichos e suportes na lavanderia ajuda na separação e categorização dos produtos de limpeza , além de acomodar itens menores. "Para eles, vale optar por cestos. Assim, você deixa pregadores, esponjas, escovas, sabão em barra, etc., neles. Se eles ficarem soltos no armário, pode ter certeza de que ficará uma sensação de bagunça", alerta.

E como fazer para os produtos de limpeza não perderem qualidade?

É importante também ter alguns cuidados para evitar que o produtos de limpeza percam a qualidade no dia a dia
shutterstock
É importante também ter alguns cuidados para evitar que o produtos de limpeza percam a qualidade no dia a dia

Nesse caso, a dica da personal organizer é seguir as regras de armazenamento de cada produto ao mantê-los sempre fechado e longe de itens que possam se misturar e, com isso, fazer com que se perca a consistência e/ou características originais.

No caso do sabão em pó, que é um item muito usado na limpeza, o ideal é tirá-lo da caixa de papelão e colocar naqueles potes plásticos próprios para sabão, com tampa que já tem uma abertura. "Indico os potes próprios porque fica mais prático, já que é só virar como se estivesse virando a caixa", destaca Carol. 

Além disso, ainda é possível colocar em qualquer outro pote e usar uma conchinha ou copinho para pegar o produto. "O importante é não deixar cair nada úmido nele porque isso é o que faz empedrar o sabão em pó. Também não pode deixar aberto", finaliza.

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!