O inverno já está se aproximando, mas em algumas regiões do País já é possível sentir os efeitos das temperaturas mais baixas. Diante disso, é hora de dar espaço para os casacos e as peças mais pesadas e deixar de lado as mais leves. Mas, afinal, você sabe como organizar o guarda-roupa para deixá-lo adequado para a troca de estação?

Leia também: Saiba como organizar o guarda-roupa, dobrar cada peça e economizar espaço

A personal organizer Carol Rosa ensina a como organizar o guarda-roupa e deixá-lo preparado para as baixas temperaturas
shutterstock
A personal organizer Carol Rosa ensina a como organizar o guarda-roupa e deixá-lo preparado para as baixas temperaturas

Para ensinar a como organizar o guarda-roupa nos dias mais frios, a reportagem do Delas conversou com a personal organizer Carol Rosa. A especialista traz algumas dicas para fazer uma inversão e deixar à vista malhas, calças e botas para facilitar na hora de sair de casa e não perder tempo procurando aquilo que você mais precisa.

O primeiro passo é colocar as peças de inverno que estavam guardadas há muito tempo para arejar antes de acomodá-las no armário. É preciso ter cuidado para escolher um local que seja fresco e sem exposição ao sol. “Se ainda assim o cheiro ruim persistir, é preciso lavar, seja na lavanderia ou em casa”, ressalta Carol.

Em seguida, é hora tirar da parte principal do armário peças como regatas, blusinhas, roupas muito finas, saias e shorts - ou seja, aquelas que não são usadas em um período mais frio. “O ideal é que essas roupas saiam do campo principal de visão e sejam acomodadas em packs, caixas ou até maleiros em uma parte mais embaixo do guarda-roupa”, recomenda Carol.

Agora é hora de focar nas roupas de inverno . Deixe à mão blusas de meia manga, alguns cardigans, blusinhas de frio e jaquetas. Por outro lado, a recomendação é manter uma ou duas peças de calor para uma possível virada no tempo. É bom aproveitar os espaços que vão ficar disponíveis com vestidos de malha, calças de veludo ou camurça e botas.

Leia também: Como lavar roupa branca? Veja dicas e aprenda a tirar manchas e clarear as peças

Você viu?

Já com as peças que serão colocadas no guarda-roupa separadas e o espaço liberado, é hora da arrumação. É importante ter cuidado para deixar tudo em ordem. A recomendação é dobrar as peças de malhas, mais pesadas, que, quando penduradas, podem danificar. As calças, por sua vez, podem ser acomodadas em cabides.

Como organizar sapatos? 

Os sapatos fechados e a botas ganham espaço nos dias mais frios e também devem participar da organização do armário
shutterstock
Os sapatos fechados e a botas ganham espaço nos dias mais frios e também devem participar da organização do armário

Os calçados de inverno ocupam mais espaço e, por isso, pode ser melhor colocar as sandálias ou plataformas em caixas próprias e que tenham respiro. Uma opção é acomodá-las embaixo da cama ou na parte mais alta do armário. "Esses sapatos são diferentes dos de festa, por exemplo, que você pode, eventualmente, usar em qualquer estação”, explica a personal.

Para organizar os sapatos , as botas, por exemplo, podem ser colocadas deitadas na sapateira ou, se houver espaço para ficarem de pé, mantidas dessa forma, com preenchimentos próprios dentro do calçado para não abalar a estrutura. Depois que usá-las, evite guardá-las no armário logo em seguida. Antes, é recomendável limpá-las. 

“Limpe a sola com um pano úmido e deixe-a de um dia para o outro em um ambiente fresco, para que a transpiração dos pés seque por completo. Para fazer a limpeza de couro e camurça, compre produtos específicos para esses materiais. Para os de couro sintético, use um pano úmido e bem torcido. E para tirar as manchas mais difíceis, use sabão neutro”, ensina Carol. 

Cuidados com as peças que vão ficar guardadas 

A última dica é o cuidado com o que será guardado. De acordo com Carol, tudo deve ser lavado antes de vedado. Depois, é possível colocar as roupas de verão em caixas de tecido, malas ou na parte mais alta do armário. Mas, é importante que, independentemente do local, tudo seja embalado em saco de TNT ou plástico a vácuo.

Leia também: 8 dicas de como economizar água na hora de lavar roupas

Também vale deixar um antimofo junto às roupas e até aos sapatos para protegê-los. Para finalizar, Carol chama a atenção para os trajes de praia. "É muito importante que eles estejam extremamente limpos quando forem guardados ou corre o risco de ficarem amarelados ou com o elástico esgarçado ao longo do tempo", conclui.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!