Maquiagem marrom: básica, formal ou elegante

A cor surge em diversas tonalidades para sofisticar as produções; aprenda a fazer três looks passo-a-passo

Andrea Giusti - iG São Paulo

O marrom é hit para as mulheres clássicas. São diversas tonalidades, que variam do bege até o mais escuro, próximo ao preto. “O marrom vem com tudo. Dá pra combinar duas ou até três opções de sombra pra fazer um olho bonito e ficar na moda”, ensina Adriano Oliveira, maquiador do salão MG Hair Design, em São Paulo.

É possível brincar na produção fazendo combinações entre claro e escuro. Foto: Bruno Zanardo/FotoarenaEscolha um tom de bege ou marrom claro para cobrir toda a pálpebra. Foto: Bruno Zanardo / Fotoarena Aplique bastante máscara de cílios. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaO blush da temporada aparece nas opções de rosa queimado, pêssego e marrom claro. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaNa boca, um gloss discreto. Nada de passar marrom nos lábios e fazer parzinho com os olhos!. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaUma sombra bege abaixo das sobrancelhas funciona como iluminador. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaO look marrom para usar durante o dia está pronto. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaCom apenas uma cor de sombra é possível montar o visual elegante. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaPara escurecer um pouco mais os olhos, aplique um lápis cremoso na raiz dos cílios e contorno da pálpebra. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaCom um pincel, esfume fazendo movimentos circulares. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaRepita o processo na raiz inferior dos cílios. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaO batom da temporada vem em tom de nude, rosa, bordô, marrom ou vinho. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaO olho um pouco mais escuro permite os lábios mais destacados. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaO esfumado feito com lápis é uma opção prática e rápida. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaO visual noite pede uma sombra escura no canto externo da pálpebra. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaUm lápis marrom na linha d ‘água realça ainda mais o olhar. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaPara reforçar o esfumado, aplique uma sombra bege na parte inferior da sobrancelha. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaCom um pincel macio, “puxe” a sombra para fora dos olhos marcando bem o desenho. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaMais uma camada de máscara de cílios. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaNo make para festas fica bem um batom mais escuro. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaO resultado é um olho bem escuro, cílios carregados e um batom bordô chamativo. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaO esfumado em formato gatinho ou redondo depende do desenho dos olhos. Foto: Bruno Zanardo / FotoarenaO maquiador Adriano Oliveira, do salão MG Hair, é o responsável pelos três looks. Foto: Bruno Zanardo / Fotoarena


O item mais claro funciona como a base da produção nos olhos e é aplicado em todo côncavo, enquanto o mais escuro vem na parte externa. Segundo o profissional, o importante é espalhar com um pincel e fundir as duas cores para ficar mais suave. “Cabe bem para uma produção feita para o dia”.

O look esfumado para a noite exige mais habilidade, já que inclui uma terceira cor à produção. “Primeira etapa feita, aí entra uma sombra marrom bem escura também na área externa dos olhos. Para finalizar, um lápis na linha d’ água e raiz dos cílios inferior”, explica.

Além das opções de textura, que incluem sombra seca ou cremosa, há formatos diferentes de aplicação nos olhos: arredondado no côncavo ou um leve puxado lateral. 

Veja nossa seleção de produtos para a maquiagem de outono-inverno

“O redondo é mais sexy que o gatinho. A dica é molhar a ponta do pincel antes de aplicar a sombra. Fica mais mate e realça a cor”, explica Renato Pessoa, do salão Blend, em São Paulo. A versão metalizada e o lápis macio substituindo a sombra também foram destaques nos desfiles. A máscara preta bem carregada é sempre o toque final do visual.

Na boca, Renato aconselha a deixar de lado os batons em tom de rosa. “O vermelho alaranjado, bordô, nude e até o próprio marrom combinariam mais”. O mesmo para o blush, que pode variar entre rosa antigo, pêssego e marrom claro. Adriano lembra que é preciso cautela na combinação das tonalidades fortes . Para não errar, a dica é priorizar a boca ou os olhos, e não os dois juntos. “Não pode usar parzinho, o mesmo tom de marrom na boca e na sombra é péssimo”.

Agradecimentos

Adriano Oliveira  (maquiagem)
MG Hair Design (11) 3068-9035
Luciana Torres (modelo)
Elite Models (11) 3051-5191

Leia também 
Maquiagem perfeita - e feita no ônibus!
10 tendências das passarelas para usar agora!

Leia tudo sobre: Maquiagem

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG