Modificar o nariz através de uma técnica menos invasiva, sem anestesia geral, pode ser bem interessante. Porém, devemos ressaltar que a rinomodelação com preenchedores é indicada para pequenas correções estéticas e o resultado é temporário. Por tudo isso, não é uma opção à rinoplastia, mas sim como uma alternativa indicada para casos específicos. O médico cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, André Maranhão, explica melhor cada um.
Entre no canal do iG Delas no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
A rinoplastia é a cirurgia plástica nasal indicada para estética e para correção de problemas funcionais, como: desvio de septo, adenoide e outros. Vale ressaltar que a rinoplastia só pode ser realizada por um cirurgião plástico.
Já a rinomodelação, é um procedimento não cirúrgico, realizado através de preenchedores como ácido hialurônico. O produto é reabsorvível pelo corpo, por isso, sua durabilidade varia de 1 a 2 anos. Além disso, não tem o poder de melhorar problemas funcionais. Para correção da hipertrofia dos cornetos, tratar doenças de cunho respiratório e correção do desvio de septo, é preciso uma intervenção cirúrgica.
Vantagens e desvantagens
A rinoplastia exige uma recuperação mais cuidadosa, como: evitar a exposição ao sol, não fazer uso de óculos, lavar o nariz três vezes ao dia e outros. O resultado final só poderá ser visto por completo após um ano. Já a rinomodelação, não possui um pós longo e cheio de cuidados. O resultado é mais rápido.
Para André Maranhão, a rinoplastia é a escolha mais assertiva para quem deseja fazer alguma alteração no nariz. O ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não realiza a rinomodelação e explica o motivo. “Toda vez que a substância é aplicada, um ano e meio, mais ou menos, existe o risco de atingir alguma parte da vascularização (sendo seguro em pequenas doses e na região central do nariz). Entretanto, se houver alguma dificuldade na vascularização, a recuperação é lenta e pode não chegar ao resultado final desejado. Existem técnicas cirúrgicas que considero mais seguras e permanentes para corrigir as imperfeições do nariz”, afirma o médico.
A rinoplastia é uma grande aliada da autoestima feminina, pois é capaz de proporcionar benefícios importantes do ponto de vista emocional, psicológico e social. Em muitos casos, não é só uma questão estética. Hoje, muitas pessoas procuram cirurgiões plásticos para conquistar mais autoconfiança e autoestima.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
“Assim como todos os procedimentos estéticos, a cirurgia plástica no nariz é capaz de mudar completamente a autoestima da pessoa. Isso se ela tiver algo que desagrade, claro. Alguns pacientes têm até um lado preferido (ou proibido) na hora de tirar foto, porque o nariz incomoda. E isso é normal. Ao melhorar a estética nasal com uma rinoplastia, e aqui pode ser uma alteração completamente sutil que apenas a pessoa vai notar, tudo muda. Ela passa a se sentir mais empoderada e autoconfiante!”, afirma Maranhão.