Fazer alongamento com unhas em gel já uma tendência mais do que consolidada nos salões e um dos modelos que tem feito sucesso há um tempo é a unha em gel transparente. 

Unha em gel transparente virou tendência há um tempo e, desde então, não há limites para incrementar essa nail art
Reprodução/Pinterest
Unha em gel transparente virou tendência há um tempo e, desde então, não há limites para incrementar essa nail art

A nail art viralizou quando Bruna Marquezine compartilhou a unha em gel transparente recém-feita em suas redes sociais no ano passado. De lá pra cá, a criatividade rolou solta e,  com uma simples busca no Pinterest, é fácil encontrar as mais diversas adaptações de unhas transparentes: há as mais alongadas, as quadradas, as pintadas com esmalte ou as que recebem apliques e detalhes.

Como explica Grazielle Matos, nail stylist e educadora, o transparente acabou virando uma ótima base para a nail art. "A pessoa pode usar um esmalte por cima ou fazer alguma nail art mantendo o fundo transparente, como a Anitta tem feito bastante". 

Como fazer a unha em gel transparente?

Seja para manter a unha transparente ou para adotar alguma nail art, o começo do processo é o mesmo. O primeiro passo é usar um gel específico e transparente -- se fosse uma unha em gel normal, segundo Grazielle, a extensão usada teria um tom rosado. 

A base para a estruturação de unha, ainda de acordo com a profissional, também pode ser feita na TIP, na fibra e até mesmo no molde. 

Unha feita e alongada é hora de decidir qual nail art será aplicada. Se a ideia é usar um esmalte a lá Anitta, por exemplo. Grazielle ressalta que é preciso alguns cuidados. "É importante lembrar que, dependendo da qualidade, ele pode manchar o transparente da unha e ela pode não se manter tão bonita quanto no começo. Aí é preciso a manutenção para recuperar o aspecto transparente inicial", fala a nail stylist. 

Como é a feita a manutenção da unha em gel transparente?

A manutenção, como explica Grazielle, vai adequar o gel que falta conforme a unha vai crescendo, mantendo ela sempre com o aspecto de nova. "Cada pessoa tem um crescimento natural da unha, algumas mais lento e outras mais rápido, mas em média a manutenção precisa ser feita a cada 21 dias", completa. 

Você viu?

Além disso, a especialista lista alguns cuidados básicos que devem ser seguidos para as unhas em gel durem mais e fiquem mais tempo bonitas: 

  1. Não lixe as unhas em casa: sabe quando a profissional termina o trabalho e deixa ela fininha e com a curvatura correta, bem natural? Pois bem, se lixar em casa suas unhas em gel, você vai acabar com esse efeito natural e suas unhas vão ficar grossas e artificiais. Além disso, a unha perderá resistência (Sim, unhas grossas não são sinônimo de unhas fortes).
  2. Cuidado com a forma com que usa as unhas: as unhas em gel são resistentes,  mas não inquebráveis, por isso, cuidado. Muitas pessoas usam a unha para abrir latinhas, apertar botões e afins.  Além de você estragar a unha de gel, esse tipo de coisa traz prejuízos para a matriz da sua unha natural, ocasionando a quebra da de gel e da natural. 
  3. Faça o uso de luvas: outro benefício das unhas em gel é não ver suas unhas recém esmaltadas, totalmente detonadas depois de lavar louça por exemplo. Mas, elas também não estão totalmente imunes. É preciso ter muito cuidado com alguns produtos corrosivos, como cloro por exemplo, por isso use sempre luvas ao manusear esses produtos.
  4. Não colocar as unhas na boca: muitas mulheres que têm problemas de roer as unhas encontraram nas unhas de gel uma forma de ter as unhas grandes e bonitas que sempre quiseram. Entretanto, muitas seguem com o hábito de ficar com as unhas na boca e o ácido presente na saliva contribui para corroer o gel, por isso não coloque as unhas na boca.

Quanto tempo dura a unha em gel transparente?

Com esmalte é possível criar diversos efeitos na unha em gel transparente
Reprodução/Pinterest
Com esmalte é possível criar diversos efeitos na unha em gel transparente

Segundo Grazielle, se bem feita, essa unha vai durar enquanto for feita a manutenção, assim elas se manterão bonitas e sem prejudicar as unhas naturais que estão por baixo.

Para isso, cuidado ao escolher o local para fazer a sua unha em gel transparente. Segundo a nail stylist é válido "buscar referências sobre o trabalho da profissional escolhida conversando com pessoas que fizeram e não apenas pelas fotos em redes sociais", por exemplo.

Ela tem outra dica: "Só dê prosseguimento se a profissional aplicar em você o que chamamos de ficha anamnese, que é um levantamento sobre a sua unha a fim de saber se existe algum empecilho para o procedimento e também para ela ter informações para um resultado com mais qualidade."

É possível fazer unha transparente em casa?

Anitta testou uma unha postiça e teve problemas com a cola que decidiu usar
Reprodução/Instagram/@anitta
Anitta testou uma unha postiça e teve problemas com a cola que decidiu usar

Há no mercado algumas unhas postiças que também promovem esse efeito transparente. Mas, para evitar qualquer problema, atenção redobrada à cola que será usada. Em meados de maio desse ano, Anitta usou as redes sociais para pedir ajuda para tirar uma unha postiça que tinha colocado apenas para testar porque ela tinha usado super cola para fixar o item. Isso pode trazer sérios problemas para as unhas. 

"É importante lembrar que se você quiser usar uma postiça, jamais use colas que não sejam específicas para esse fim. É muito perigoso para a saúde da sua unha natural", alerta a Grazielle. 

Cansei da unha em gel transparente, e agora?

Se quiser seguir com as unhas longas, a especialista afirma que basta substituir o gel transparente pelo comum. Já se a ideia é abandonar a unha em gel transparente e voltar ao natural, você pode procurar um salão -- o mais indicado -- ou  seguir alguns passos para tirar a unha em gel em casa usando banho maria ou papel alumínio. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!