A temperatura cai e, em pouco tempo, pequenas rachaduras nos lábios começam a surgir e a pele fica sensível ao toque, com aspecto de enrugada e ressecada. Por isso, a hidratação profunda é indispensável. O rosto, por ser uma região que fica mais exposta e, como dito nas matérias anteriores, pelo uso excessivo de água quente, sente bastante a mudança do tempo e o impacto do inverno.

Leia também: Cuidados com os cabelos durante a estação mais fria do ano

Colunista Cacá Filippini preparou algumas matérias para ajudar você a se cuidar durante o inverno e continuar linda
Cacá Filippini
Colunista Cacá Filippini preparou algumas matérias para ajudar você a se cuidar durante o inverno e continuar linda

Produtos à base de manteiga de karité, manga e cupuaçu, amêndoas, proteína do leite, vitaminas C e E, óleos nobres como de árgano e canola, contém grande quantidade de glicerina e ácido hialurônico que ajudam a manter a hidratação natural da pele.

Outro detalhe muito importante é que os efeitos do sol podem ser ainda mais nocivos no inverno, período em que muitas pessoas dispensam o uso do protetor solar. Então, opte por manter o uso de um protetor de longa duração, com fator 30, pelo menos, aplicando-o antes da maquiagem ou após hidratar a pele. E faça calor ou não, temos de consumir água, já que a hidratação também vem de dentro.

Se você, assim como eu, sofre com a rosácea (pele avermelhada nos dias frios), a sensibilidade da pele é ainda maior, por isso, não pode facilitar não!

Leia também: Cuidados com a pele do corpo durante o frio 

Você viu?

Para não errar mais, o papo com especialista dessa matéria foi com Karina Gilio, médica cirurgiã plástica e estética, que elencou os principais erros que as pessoas cometem com a pele do rosto no inverno:

Erro 1: Lavar o rosto durante o banho e na água quente

O ideal é usar água morna. E tem mais: por lavar o rosto no banho, muitas pessoas acabam usando o sabonete do corpo no rosto e isso contribui para um maior ressecamento da pele ou o aumento da oleosidade, já que o rosto pode ter uma necessidade específica e diferente do corpo.

Erro 2: Não usar o hidratante adequado para o seu tipo de pele

Pode acontecer de no inverno a pele oleosa ficar mais oleosa, enquanto a seca, muito mais ressecada. E o motivo é o uso do produto incorreto para o seu tipo de pele. Quem tem pele oleosa, recomenda-se utilizar loções e sérum com ativos que controlem a oleosidade e que também hidratem, pois pele oleosa possui pouca quantidade de água e nutrientes. Dê preferência a produtos com texturas mais leves. Já nas peles normais e secas, valem produtos mais espessos e ricos em ácido hialurônico, aminoácidos, silicones, vitamina E, Vitamina C e ácido ferúlico, excelente antioxidante que auxilia no combate ao envelhecimento.

Erro 3: Esfoliar o rosto mais de três vezes por semana

Com isso, você retira a hidratação natural, corre o risco de fazer alguns machucadinhos na pele e ainda ganha marquinhas para o resto da vida. Faça esfoliação uma vez por semana para remover as células mortas e potencializar os ativos das máscaras faciais.

Erro 4: Não retirar a maquiagem

Só lavar a pele com água morna e sabonete não retira os resíduos da maquiagem. É necessário, sim, usar um demaquilante para o seu tipo de pele e principalmente nos cílios – caso contrário, o acumulo de produto pode causar a quebra e queda dos mesmos. Com isso, você desobstrui os poros, deixando o caminho livre para aplicação e melhor absorção dos cremes.

Colunista do Delas Cacá Filippini conversou com Karina Gilio, médica cirurgiã plástica e estética, sobre o inverno
Cacá Filippini
Colunista do Delas Cacá Filippini conversou com Karina Gilio, médica cirurgiã plástica e estética, sobre o inverno

E para fechar, Dra. Karina ainda reforça que produtos à base de raffermine (um complexo vegetal extraído da soja), colaboram para reorganizar o colágeno, dando mais tonicidade à pele.

Então, não deixe de cuidar do principal cartão de visita que você tem, mantendo os cuidados com a pele do rosto, sempre em dia. Quer saber mais dicas? Acompanhe a coluna Estilo Descomplicado .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!