Os cabelos precisam de atenção nos dias quentes de verão e também no frio do inverno. Dias de baixas temperaturas são sinônimo de banhos mais quentes, e a alta temperatura da água retira toda a oleosidade natural do couro cabeludo, responsável pela proteção e a lubrificação dos fios.

Leia também: Especial de inverno - parte 1: cuidados com a pele do corpo durante a estação

Colunista Cacá Filippini preparou algumas matérias para ajudar você a se cuidar durante o inverno e continuar linda
Cacá Filippini
Colunista Cacá Filippini preparou algumas matérias para ajudar você a se cuidar durante o inverno e continuar linda

Como resultado, os cabelos ficam com aspecto mais ressecado, quebradiço e com pontas duplas. Em alguns casos, isso inclusive deixa os fios com aspecto engordurado. Por isso, minha primeira dica é manter os banhos mornos, independente do frio que faça no inverno .

Uma vez por semana, faça uma limpeza profunda e aplique uma máscara de hidratação por pelo menos 3 minutos. Em todas as lavagens, massageie o couro cabeludo para ativar a circulação e a oxigenação.

Leia também: Como não cair em armadilhas com um clareamento dental caseiro

Você viu?

Ah, importante, evite dormir com os cabelos molhados, em especial durante essa época mais fria. Isso enfraquece os fios e, ainda por cima, aumenta as chances de resultar em resfriado.

Papo com especialista

Marcela Buchaim é farmacêutica bioquímica especializada em tricologia e terapia capilar, uma especialista em cabelos
Cacá filippini
Marcela Buchaim é farmacêutica bioquímica especializada em tricologia e terapia capilar, uma especialista em cabelos

Para saber mais sobre como manter  cabelos saudáveis em qualquer época do ano, fui conversar com quem entende do assunto. O papo com especialista de hoje foi com a farmacêutica bioquímica especializada em tricologia e terapia capilar Marcela Buchaim, que esclareceu alguns mitos e verdades:

O couro cabeludo deve ser esfoliado?
Verdade. O couro cabeludo é composto por células vivas e sensíveis, mais ainda do que a pele. A esfoliação periódica é importante para oxigenar o couro cabeludo e retirar as células mortas. Uma dica é misturar açúcar refinado no xampu. Depois disso, faça movimentos circulares para esfoliar o couro cabeludo. Repita uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Quanto menos lavar os fios oleosos, melhor?
Mito. É preciso lavar os cabelos, no mínimo, duas vezes por semana, já que o acúmulo de sujeira causa a obstrução do folículo, o que leva a queda capilar. A oleosidade é importante para a hidratação natural dos fios e protege o couro cabeludo de agressões externas de microorganismos.

Usar o pré-xampu uma vez por semana retira a sujeira dos fios?
Mito.
 O pré-xampu retira a sujeira do fio e do couro cabeludo. Pode ser usado, inclusive, para retirar os resíduos de cloro da piscina ou sal do mar. Mas só deve ser usado a cada 15 dias ou uma vez por mês, pois, dependendo do tipo de cabelo, pode dar o efeito rebote, principalmente se for seco. E tem mais: após o uso, lave com xampu e condicionador, e sempre aplique uma máscara de hidratação para repor os nutrientes perdidos.

Leia também: 6 hábitos diários que danificam o cabelo

Como essas dicas, seus cabelos estão seguros para enfrentar mais um inverno e chegar a primavera como você nunca viu. Cuidados que fazem muita diferença. Quer saber mais dicas? Acompanhe a coluna Estilo Descomplicado .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!