O horário de verão acaba neste final de semana e quem mora nas regiões do Brasil que adotam a medida devem atrasar em uma hora o relógio, voltando os ponteiros para às 23h na noite de sábado. Há quem comemore ter uma hora a mais para dormir, mas essa mudança pode influenciar em sua dieta.

Leia também - Detox colorido: como escolher os alimentos pela cor e potencializar resultados

Mudança do horário de verão pode impactar na dieta
Creative Commons
Mudança do horário de verão pode impactar na dieta


Durante o horário de verão , nos acostumamos com os dias mais longos e a olhar pela janela e ainda ver sol bem depois das 19h. Com isso, criamos um horário rotineiro para dormir. Mesmo com a mudança, o ideal é tentar manter isso e não esticar as horas de sono ou se privar dele. Segundo a nutricionista Raquel Britzke, isso deve ser levado em conta por quem quer emagrecer. 

A alteração no sono influencia no metabolismo do nosso corpo - e sabemos com metabolismo acelerado há mais queima de gordura e, assim, fica mais fácil perder peso. Dormir pouco é o pior cenário. "Qualquer quantidade de privação de sono pode afetar os níveis hormonais no corpo, o que pode levar a mudanças no apetite, causando um aumento na ansiedade e vontade de comer", explica Raquel.

Leia também: Termogênico acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer, mas requer cuidados

Ela ainda detalha o motivo de sentirmos mais fome quando dormimos pouco ou mal: "A deficiência de sono aumenta a liberação do hormônio grelina, que nos faz sentir fome, e diminui a liberação do hormônio leptina, o que nos faz sentir satisfeitos quando comemos. Distúrbios do sono também aumentam a resistência à insulina e incentivam o corpo a armazenar mais calorias em gordura". 

Alimentos aliados

Na mudança do horário de verão para o horário
shutterstock
Na mudança do horário de verão para o horário "normal" vale também prestar atenção à alimentação

E já que o assunto é sono, ajustar a dieta também é uma ótima opção para dormir bem e não sentir os efeitos da mudança de horário. "Procure sempre por alimentos leves e mais proteicos combinando com gorduras boas, como abacate, azeite de oliva extra virgem, amêndoas ou outra oleaginosas à noite. Este tipo de alimento demora mais para metabolizar, sendo assim, ajuda a manter um sono mais longo", explica Raquel. 

Então, preste atenção no jantar deste sábado. Mas não vale exagerar, ou a refeição irá pesar e o processo de digestão vai mais atrapalhar do que ajudar na hora que for para cama. 

Leia também: 7 temperos que ajudam a emagrecer

Sai, preguiça

Alteração do horário de verão pode dar aquela preguiça... mas não deixe se abater!
shutterstock
Alteração do horário de verão pode dar aquela preguiça... mas não deixe se abater!

Como irá anoitecer mais cedo, você pode sentir sono antes e dormir mais. E aí já passou pela situação de ter dormido demais e, mesmo assim, querer ficar mais tempo de olhos fechados. Raquel tem uma dica para acabar com a preguiça e garantir mais disposição. 

"Tente se expor à luz, preferencialmente, luz solar, assim que você acordar. Ver a luz do sol assim que acordar pode ajudar a redefinir o relógio de seu corpo, então tente comer o café da manhã na frente de uma janela ou fazer uma caminhada na rotina matinal."

Rotina de exercícios com o fim do horário de verão

Com o fim do horário de verão, que tal tentar mudar o horário da prática dos exercícios para buscar mais pique?
shutterstock
Com o fim do horário de verão, que tal tentar mudar o horário da prática dos exercícios para buscar mais pique?


Quem está de dieta e tenta emagrecer também deve fazer atividade física. De acordo com Raquel, o ideal é procurar o horário no qual seu corpo se adapta e responde melhor. Mas se no horário de verão era bom correr no parque no final da tarde, agora pode ser uma boa oportunidade para inverter e começar o dia na malhação. "Pesquisas mostram que quem malha ao acordar acaba tendo mais consistência para fazer atividade física. A razão para isso pode ser porque durante o dia muitos outros compromissos aparecem e a academia acaba ficando em segundo plano", diz a nutricionista. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!