É provavel que você já tenha escutado que o açúcar refinado é um grande vilão na dieta. Depois de passar por diversos processos até chegar a sua mesa, o produto perde nutrientes e ainda pode ajudar a engordar , com as calorias a mais. Como alternativa, há os adoçantes naturais : mel, agave e melado. 

Leia mais - Manual do adoçante: quais os riscos e benefícios e como usar

Mel combina com frutas, melado e agave caem bem em preparos, como bolos. Afinal, qual o adoçante natural ideal?
Getty Images
Mel combina com frutas, melado e agave caem bem em preparos, como bolos. Afinal, qual o adoçante natural ideal?


E dentre essas opções, qual o ideal para sua dieta? Enquanto mel é um alimento milenar e já foi muito usado até como remédio, o melado é uma fonte de energia e o agave tem menos calorias. Quem dá mais detalhes sobre os três produtos é a nutricionista Renata Girau, do Oba Hortifruti. 

Mel

É o produto produzido pelas abelhas e, segundo Renata, uma boa fonte de energia. Ele combina com frutas, iogurtes e ainda pode ser usado como cobertura para panquecas. 

Também é o mais comum da lista dos adoçantes naturais. Há registros do consumo do produto de mais de 500 anos a.C. E provavelmente ele já esteve alguma receita da vovó para gripe, resfriados, tosse ou problemas na garganta. Isso porque tem compostos que agem como antiobiótico natural

Entretanto, há uma recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para não oferecer esse produto a bebês menores de um ano. Como é natural, alguns micro-organismos podem estar presentes e o sistema imunológico dos pequenos não está ainda preparado para combatê-los. Grávidas e lactantes também devem evitá-lo. 

Melado

Renata Girau lembra que esse alimento é originário da cana de açúcar e também é uma boa fonte de energia. A sugestão da nutricionista é usar o melado para preparos como bolos e tortas doces. 

Além disso, esse produto é fonte de alguns nutrientes, como o ferro, e pode ser um aliado no combate à anemia. Também contém cálcio, cobre, potássio e outras substâncias boas para a corpo. 

Agave

Esse produto, explica Renata, é extraído de uma espécie de cacto e têm menos açúcar que os outros adoçantes, ou seja, menos calorias - alerta ligado para quem está tentando perder alguns quilinhos. 

Leia mais - 12 alimentos que ajudam a perder peso

Como é o que tem a consistência mais leve, combina com bebidas e pode ser usado, como diz a nutricionista, para adoçar sucos e chás. Também é indicado para o preparo de bolos e geleias. 

Dicas de consumo

Esses adoçantes naturais podem ser opções para preparos e receitas que vão ao fogo e também alimentos in natura. Uma porção de banana com aveia e mel é, por exemplo, uma boa pedida de lanche pós-treino . Entretanto, quem é diabético não deve consumir esse produtos, já que todos contém açucares. E pelo mesmo motivo, apesar de serem alimentos naturais, também devem ser consumidos com moderação para quem quer emagrecer ou irão acrescentar calorias indesejadas às refeições e lanches. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!