Procura por exames de mamografia foi 75% menor em 2020

Conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia, a pandemia fez com que menos mulheres fizessem o exame, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama

A mamografia é um exame fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama
Foto: Getty Images
A mamografia é um exame fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama



Dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 52% das mulheres deixam de realizar o exame de papanicolau anualmente e 40% não estão em dia com a mamografia . A pandemia de Covid-19 elevou ainda mais esses números, apontando para queda de 75% na realização da mamografia em 2020, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).


De acordo com o mastologista Daniel Gallo, o ano foi atípico, mas é fundamental que as mulheres retomem seus exames periódicos a fim de detectar precocemente qualquer alteração no colo do útero ou possíveis tumores na mama.

“Campanhas como o Outubro Rosa são importantíssimas, pois ajudam a divulgar informações sobre a importância de fazer os exames preventivos periodicamente, mas é preciso continuar falando sobre o assunto todos os meses para combatermos esses números preocupantes”, frisa.

Segundo ele, os exames periódicos são a melhor forma de prevenir doenças como nódulos mamários, câncer de mama ou de colo de útero, além de infecção por HPV. “Dessa forma, aumentam as chances de realizar tratamentos mais seguros e com maiores chances de cura”, explica o médico.