Tamanho do texto

Não demorou muito para que uma enxurrada de críticas surgisse após o tuíte

Algumas mulheres são muito sortudas e nunca sentiram a dor da cólica menstrual. Entretanto, não é correto fazer da excessão a regra. A verdade é que a dismenorreia –  sim, esse é o nome da dor que ocorre antes ou durante a menstruação – pode ser tão forte que algumas mulheres precisam ser levadas a um hospital às vezes.

Leia também: Aprenda 12 maneiras de combater a cólica

Comentário sobre cólica menstrual foi dado após uma mulher responder que essa dor era pior que a de um coração partido
Twitter/Reprodução
Comentário sobre cólica menstrual foi dado após uma mulher responder que essa dor era pior que a de um coração partido

Mas, um usuário do Twitter não acredita muito nisso. “Como um cara, eu acredito que a cólica menstrual é um mito”, escreveu o usuário BlacC, da Nigéria. Não demorou muito para que uma avalanche de comentários começasse contra a postagem do nigeriano.

“O que você acabou de dizer é uma das coisas mais insanas e idiotas que eu já ouvi. Em nenhum momento em sua resposta incompetente e incoerente você estava perto de qualquer coisa que pudesse ser considerada um pensamento racional. Todos nesta sala agora são mais burros por terem ouvido isso. Não lhe concede nenhum ponto, e que Deus tenha piedade da sua alma”, dizia o post de uma usuária com um meme do filme “Billy Madison: Um Herdeiro Bobalhão”. A resposta da usuária Kim ao pensamento de BlacC recebeu mais de 3,2 mil likes.

Leia também: Você conhece sua pepeca? Saiba tudo sobre vagina, vulva e região íntima feminina

E não foram apenas as mulheres que se revoltaram com a opinião do nigeriano. O usuário Rilwan Balogun, mesmo sendo um homem e não tendo um útero, fez uma explicação bem simples para que o nigeriano entendesse que a menstruação não é tão simples quanto ele pensa. “Então você acha que você pode ficar sangrando e isso não vai ser nem um pouco doloroso? Um sangramento contínuo de cinco dias”, escreveu o jovem, deixando junto a imagem de uma carinha pensativa.

O que é a cólica?

Para todas as pessoas que ainda não sabem que é aquela dor durante a menstruação, ela é provocada pelo aumento das substâncias que provocam as contrações uterinas que acompanham os ciclos menstruais. 

Leia também: Ginecologista lista cinco hábitos comuns que prejudicam a saúde da mulher

Todo mês, quando a mulher está em sua fase fértil, o útero de prepara para receber um óvulo fecundado. Só que nem sempre a mulher engravida. Atualmente, na verdade, cada vez menos as mulheres engravidam. E tudo o que foi formado no útero para receber o feto precisa ser expelido para fora. Isso que é a menstruação, e a cólica menstrual é o útero se contraindo para que tudo vá embora. Então, como já disse Rachel, personagem do seriado “Friends”, se você não tem útero, não pode opinar sobre esse assunto.