Além do " Cometa do Século " e do eclipse lunar da próxima terça (17), mais um fenômeno astronômico será visível nos céus do Brasil durante o mês de setembro. Pois é, por alguns dias a Terra terá uma segunda e "mini-lua" .
Você conhece esse fenômeno? Caso a resposta seja não, confira os detalhes do evento logo a seguir e se ele ficará visível.
Você também pode gostar:
- Dia do Frevo: entenda por que a data é comemorada em dois dias diferentes
- Aves podem provocar incêndios florestais de propósito? Entenda
- "Cometa do Século": fenômeno poderá ser visto no Brasil, saiba quando e onde
Entenda o fenômeno da "mini-lua"
Na verdade, a "mini-lua" trata-se de um asteróide que será atraído pela gravidade da Terra e ficará na sua órbita a partir do dia 29 de setembro. O asteroide 2024 PT5 foi identificado em agosto pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS).
No entanto, o 2024 PT5 é bem pequeno e tem somente 10m de diâmetro, então é possível que não fique visível a olho nu. Mesmo telescópios amadores podem ter dificuldade em encontrá-lo. Além disso, o fenômeno também deve durar pouco tempo. Os pesquisadores acreditam que o asteroide já deixe a órbita da Terra no dia 25 de novembro.
De qualquer forma, vale ficar atento para tentar observar esse fenômeno que com certeza é interessante e acompanhar outros eventos astronômicos, já que eles costumam causar efeitos bem legais de assistir, como o asteroide que colidiu com a Terra e foi visível nas Filipinas .
É importante mencionar que os objetos espaciais que se aproximam do planeta raramente causam problemas à Terra, então não há motivo para preocupações!
Não deixe de conferir também sobre a chuva preta, para entender o fenômeno que atingiu Cidades do Sul, suas causas e seus efeitos no ambiente .