Quem nunca foi empolgado saborear alguma comida só para ter seu coração partido ao ver que ela estava começando a estragar ? Ou ainda pior, só percebeu que o alimento estava mofado depois de comer um pedaço?
É triste e desagradável, mas será que é o fim do mundo? Confira os efeitos que o bolor pode ter na sua saúde e o que diz especialista.
Você também pode gostar:
- Rotina de exercícios de Preta Gil: saiba se é seguro se exercitar durante o tratamento de câncer
- Entenda o que é ruptura do ligamento cruzado anterior, lesão de Pedro Guilherme do Flamengo
- Entenda o que é um paciente com câncer em cuidados paliativos, caso de Isabel Veloso
O que acontece quando comemos alimentos mofados?
O bolor é um tipo de fungo , que afeta comidas e outras coisas também, portanto não é ideal ingerir estes organismos. Pode ser perigoso consumir alimentos mofados pois essas substâncias possuem toxinas que podem fazer mal .
No entanto, se acidentalmente você comer algo com bolor, isso não deve te causar problemas desde que seu sistema imunológico esteja forte . Segundo o gastroenterologista Rudolph Bedford, à revista Women's Health , é muito incomum que você tenha algum problema de saúde por conta do mofo.
"O estômago é um ambiente hostil, então, na maior parte, a maioria das bactérias e fungos não sobrevive", explicou Bedford.
Ainda assim, o bolor pode causar alergias, náuseas ou vômitos persistentes, e nesses casos o ideal é procurar um médico . Além disso, somente cortar o mofo da comida também não é indicado, porque as toxinas acabam se espalhando por todo o interior do alimento.
Portanto, o mais indicado é jogar a comida mofada no lixo . Lembre-se que o mais importante é permanecer saudável, e na maioria das vezes o sabor da comida é alterado pelos fungos, então não vale a pena correr o risco.
Leia também: Existe diferença entre nutrólogo e nutricionista? Entenda as funções de cada um