Para ganhar músculos , dois fatores são essenciais: uma rotina de treinamento regular e uma dieta focada na redução de gordura. No que diz respeito à dieta, a proteína, especialmente a soja, é crucial para o desenvolvimento muscular.
Pesquisadores do Departamento de Medicina da Universidade de Rochester (EUA) descobriram que a suplementação com proteínas de soja pode estimular a síntese de proteínas musculares em adultos. Em outras palavras, esse nutriente vegetal pode ser especialmente eficaz para promover o crescimento muscular.
Você pode gostar de:
- Aveia engorda? Veja se é possível comer o alimento diariamente
- Conheça o papel das fibras na prevenção de doenças crônicas
- Diabético pode comer batata-doce? Nutricionista esclarece
Proteína de soja
Segundo a nutricionista Leticia Gasparetto, a soja é uma excelente opção de proteína para quem deseja aumentar a massa muscular, devido à sua alta concentração de aminoácidos essenciais. “Isso contribui para a reparação e construção muscular, sendo uma alternativa para quem busca alimentos vegetais para potencializar os resultados do treino”, explica profissional.
A nutricionista Thaiz Brito, colunista do Metrópoles, destaca que para que a hipertrofia ocorra, não é suficiente apenas consumir uma quantidade adequada de proteínas diariamente. É igualmente importante fornecer estímulo físico através de treinos de musculação.
“Para se ter uma ideia, em 100 gramas de soja, encontramos 36 gramas de proteínas, o que representa uma boa quantidade. No entanto, para garantir o bom aporte de proteína diário, não basta se apegar apenas em ingerir o nutriente no momento pós-treino”, completa Leticia.
Além dos benefícios mencionados, a soja é rica em fibras e isoflavonas, fitoestrógenos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM e desempenham um papel na prevenção da osteoporose. “Possui ainda ação antioxidante, podendo ser uma excelente opção dentre as fontes proteicas”.
A soja, sendo versátil e nutritiva, pode ser facilmente incluída na dieta, contribuindo para a manutenção da saúde muscular e auxiliando na recuperação após o exercício, finaliza Gasparetto.
Leia também: Além da banana, conheça outras 6 frutas ricas em proteína