Viajar é muito empolgante , mas até chegar em seu destino, é necessário encarar uma situação consideravelmente desagradável: o vôo. Algumas pessoas ficam enjoadas , outras se sentem muito entediadas, e é muito difícil não ficar cansado de passar tanto tempo sentado em um mesmo lugar. Por isso não resta muita opção além de tirar um belo soninho .
No entanto, esse hábito pode ter alguns efeitos negativos na sua saúde! Entenda porque.
Leia também:
- Como fortalecer o tendão de Aquiles e evitar o mesmo problema que atingiu Cebolinha do Flamengo
- Especialista dá dicas de como sobreviver a queda de avião
- Veja como ficou o quadro de medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris-2024
Porque você não deve dormir durante a decolagem e o pouso
Acontece uma mudança brusca de pressão quando o avião está decolando ou pousando , o que pode causar dor de ouvido. Assim, algumas técnicas podem ser usadas para aliviar esse desconforto. No entanto, você não consegue aplicar nenhuma dessas dicas se estiver dormindo !
Além disso, o processo de adaptação às mudanças de pressão é mais lento e sem controle quando dormimos . Essa dor no ouvido comum em viagens é decorrente de uma lesão no tímpano , que provoca dor e, frequentemente, perda de audição e pode machucar o tímpano, provocando sua ruptura e sangramento.
Mastigar chiclete ou algum outro alimento é uma das formas mais conhecidas de evitar o problema, e você pode também engolir saliva, bocejar ou usar tampões de ouvido . São medidas simples mas que já evitam uma lesão bastante dolorosa!
Agora, no caso do incômodo persistir mesmo após a realização dessas técnicas, é essencial o otorrinolaringologista. Assim, o médico vai avaliar os ouvidos e verificar se existe alguma inflamação ou infecção, por exemplo, para indicar o tratamento mais adequado.
Viagens são um momento de felicidade, e com alguns cuidados básicos você consegue garantir o seu bem estar e de seus acompanhantes. Confira também o que fazer se seu voo foi cancelado e esteja sempre preparado para não deixar nada atrapalhar os seus passeios!
Fontes: Tua Saúde , Manual MSD , Portal Dráuzio Varella e Nossa Uol .