E.coli: entenda bactéria que infectou atletas que nadaram no rio Sena
Foto: Reprodução
E.coli: entenda bactéria que infectou atletas que nadaram no rio Sena

Enquanto para algumas pessoas os Jogos Olímpicos de Paris representaram superação de lesões, quebra de recordes e o sonho do pódio sendo realizado, outros atletas voltarão para os seus países com memórias não muito positivas. Esse é o caso dos competidores do triatlo , que não só sofreram com sintomas de infecção intestinal, como alguns nem puderam participar de todas as provas!

Esses sintomas estariam atribuídos à uma bactéria chamada E.coli, mas afinal, ela é tão grave? Entenda o que esse organismo causa e como é transmitido.


Você também pode gostar:


Conheça a bactéria que infectou atletas que nadaram no rio Sena

Embora as pessoas envolvidas com a modalidade não tenham confirmado a contaminação por E.coli, os atletas tiveram sintomas muito comuns do contágio por essa bactéria. Os principais indícios da presença desses organismos são infecções do trato digestivo ou do trato urinário, podendo causar ainda diarreia, às vezes intensa ou com sangue, dor abdominal, náuseas e vômito .

A Escherichia coli normalmente é adquirida ao comer carne moída contaminada que não tenha sido cozida completamente , ao consumir leite não pasteurizado , ao ter contato com animais que transportam a bactéria em seu trato digestivo , ao comer alimentos que foram lavados com água contaminada e, como no caso dos triatletas, e ngolir água com quantidade de cloro inadequada que tenha sido contaminada por fezes de pessoas infectadas .

Assim, o diagnóstico é feito por um médico após analisar amostras de sangue, fezes, urina, ou outro material infectado e enviadas para um laboratório para fazer cultura das bactérias. Já para o tratamento pode-se usar antibióticos.

Portanto, agora que você já conhece as formas de transmissão, lembre-se ficar atento ao que você ingere e aos animais com que você tem contato.

Fonte: Manual MSD

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!