Manter a casa bem higienizada é indispensável para garantir o bem estar e saúde de todos! E a limpeza frequente tem que ser tão presente nos lares quanto sofás, poltronas e almofadas, móveis que nunca ficam de fora das salas de estar.
Então, confira porque a limpeza de estofados é tão importante e dicas para manter a higiene!
Veja porque você não pode deixar de higienizar o sofá
Além de deixar o ambiente mais agradável, a limpeza dos sofás é primordial para evitar problemas de saúde. Isso acontece pois os estofados possuem uma tendência a acumular poeira, o que favorece a proliferação de bactérias, vírus e outros microorganismos . Assim, esse acúmulo de sujeira pode causar incômodo nos olhos, nariz entupido e coceira, eczema ou outros problemas de pele.
Além disso, a higiene frequente e adequada aumenta a durabilidade dos móveis. A recomendação é que faça a limpeza a cada seis meses . Para isso, você pode utilizar um aspirador de pó para evitar o acúmulo de poeira. Já para a remoção de manchas o ideal é usar produtos neutros ou próprios para estofados, evitando danos aos móveis. Existem diversas receitas caseiras que você pode testar, mas tome bastante cuidado para não prejudicar o estofado.
Você também pode optar por contratar um serviço profissional de limpeza, uma vez que alguns tipos de sofá demandam cuidados específicos. Há também a possibilidade de impermeabilizar o sofá, o que aumenta sua resistência e previne a proliferação de microorganismos. E por fim, no dia a dia você também pode usar um paninho com detergente , sempre atentando-se à composição do produto e ao tecido do móvel para manter a integridade do estofado.
Confira também quatro erros na hora de armazenar alimentos que você deve evitar , pois afinal, cuidar da saúde e cuidar da casa são duas questões fortemente ligadas, e não deixe de acompanhar para mais dicas!
Fontes: G1 e Jornal Estado de Minas