Aneurisma: veja o que é a doença de Otaviano Costa
Foto: Reprodução
Aneurisma: veja o que é a doença de Otaviano Costa

O ator e apresentador Otaviano Costa, de 51 anos, revelou em um vídeo no Instagram que passou por uma cirurgia no peito para tratar um aneurisma de aorta. A condição foi identificada em um ecocardiograma. A cirurgia, realizada em 10 de julho no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, durou 7 horas. Costa, casado com a atriz Flávia Alessandra, afirmou estar bem e aliviado, destacando que agora o foco é viver plenamente e acompanhar a recuperação.


Você também pode se interessar por:


O que é um aneurisma da aorta torácica?

A aorta é a principal artéria do corpo humano, estendendo-se do coração pelo tórax e abdômen. Quando ocorre uma dilatação na parte abdominal da aorta, o paciente é diagnosticado com aneurisma da aorta torácica. Essa condição pode enfraquecer as paredes da artéria e levar a uma ruptura, o que representa um risco grave para a vida.

O aneurisma da aorta torácica pode ser causado por arteriosclerose , i nfecções bacterianas ou fúngicas , doenças genéticas , ou predisposições hereditárias . Muitas vezes, não apresenta sintomas e é detectado em exames de rotina, como ecocardiogramas. Quando sintomático, pode causar dor no peito e nas costas, dificuldade para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.

O tratamento varia conforme a gravidade e o tamanho do aneurisma. Casos leves podem ser monitorados com exames periódicos, enquanto aneurismas grandes e sintomáticos geralmente requerem cirurgia para correção.

O caso de Otaviano Costa

O apresentador Otaviano Costa revelou que passou por uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 10 de julho, após ser diagnosticado com aneurisma da aorta ascendente torácica. Em um vídeo nas redes sociais, Costa explicou que a condição estava em um estágio crítico e poderia ser fatal se não fosse tratada.

Ele descobriu o problema durante um ecocardiograma, realizado após sentir uma dor incômoda. O aneurisma, causado por uma válvula aórtica bicúspide em vez da tricúspide, estava aumentando o risco de rompimento. A cirurgia, que durou sete horas e exigiu três dias de UTI, foi bem-sucedida. Costa, que ainda está em recuperação, destacou a importância de exames regulares e agradeceu aos profissionais de saúde, alertando seus seguidores sobre a importância de monitorar a saúde.

Fontes: Spalsh UOL e Globo.com


Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 7 raças de cachorro com os filhotes mais fofos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!