Gatos são criaturas curiosas e bastante populares nas casas brasileiras, sendo considerado por muitas pessoas a companhia perfeita. No entanto, ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade, e existem diversas questões que você deve considerar antes de adicionar um novo membro à família!
Desde problemas renais a alergias, existem alguns tipos de gato que são mais propensos a desenvolverem certas doenças . Então, veja agora quais são as raças que precisam de cuidados específicos e saiba o que esperar quando for adotar um novo pet!
As 4 raças de gato com mais problemas de saúde
Talvez você não saiba, mas as idas ao veterinário e uso de remédios podem ser frequentes para esses animais.
1. Ragdoll
O ragdoll pode desenvolver problemas cardíacos com maior facilidade, como a cardiomiopatia hipertrófica felina, que causa um aumento no fluxo de sangue e pode levar o animal à morte. Esse gato também pode estar mais suscetível à doença renal poliscística, ou seja, o crescimento de cistos nos rins, ainda assim, são companheiros muito gentis e amigáveis.
2. Persa
Apesar de belos, os ersas possuem um crânio mais achatado e focinho mais curto por conta de uma má formação. Dessa forma, doenças respiratórias são mais comuns de acontecer, mas não são as únicas pois esses gatos também podem desenvolver a cardiomiopatia hipertrófica, a doença renal poliscística, a úlcera de córnea e problemas odontológicos e na região dos olhos.
3. Maine coon
Um dos pontos mais chamativos do Maine Coon é o seu tamanho grande, mas por causa disso eles têm predisposição a obterem problemas nas articulações. E assim como o persa e o ragdoll, também há grande probabilidade de adquirir doenças cardíacas, como cardiomiopatia hipertrófica e estenose aórtica, quando a válvula aórtica não se abre da maneira correta. Contudo, a maior raça de gatos do mundo possui diversos admiradores.
4. Sphynx
O caso do Sphynx é um pouco parecido com o do Maine Coon pois sua característica mais marcante é também o motivo das principais doenças que ele pode desenvolver. Este felino brincalhão e único demanda muitos cuidados pois não tem pelos, no corpo o que representa maior facilidade para ter dermatites, queimaduras solares e até câncer de pele. Podem ainda adquirir problemas digestivos, como diarreias ou sensibilidade alimentar. Sendo assim, banhos regulares e uso de protetor solar para pets são partes indispensáveis da rotina de cuidados com o Sphynx.
Vale lembrar que qualquer gato pode ter uma ótima saúde caso seu tutor se dedique a cuidar de seu bem-estar. Visitas frequentes ao veterinário são essenciais independente do gato estar nessa lista ou não! Quando bem tratados, alguns gatos podem chegar até os 15 anos, então não deixe de conferir também quais são as raças que vivem por mais tempo .
E mesmo sendo mais propensos a doenças, esses gatos também possuem vários pontos positivos em seus comportamentos e personalidades, e um desses bichinhos pode ser o melhor amigo que falta na sua casa!
Fontes: Patas da Casa e Jornal O Hoje