Se você está começando a deixar a barba crescer ou já a tem há algum tempo, provavelmente já sentiu coçeira algumas vezes. Embora às vezes seja quase imperceptível, essa sensação pode se tornar muito desconfortável, pois coçar constantemente pode deixar a pela ainda mais irritada.
Você já pensou que a causa da sua coçeira possa ser caspa? Sim, as caspas não são um problema apena dos cabelos, mas das barbas também! Pensando nisso, separamos algumas dicas para você entender as causas da caspa e como tratar a pele irritada.
Leia também: Corte de cabelo masculino atual: conheça 5 para ficar estiloso em 2024.
Existe diferença entre a caspa da barba e a dos cabelos?
Os pelos da barba são diferentes dos do cabelo, sendo androgênicos e dependentes da testosterona, o que os torna mais grossos e ásperos. Por isso que o crescimento e a densidade da barba estão ligados aos níveis desse hormônio.
A caspa e a irritação na barba podem ter várias causas, como erros na hora de fazer a barba ou poros obstruídos. Vamos entender tudo sobre os problemas e como tratá-los.
Quais são as causas da caspa na barba?
A dermatite seborreica pode ocorrer a qualquer momento, e sua causa exata é desconhecida. Pode ser desencadeada por fatores genéticos, estresse, ansiedade, alterações hormonais, consumo excessivo de álcool e alimentos gordurosos, ou tabagismo.
Outros fatores que contribuem para a caspa na barba incluem:
- Uso de produtos inadequados, como sabonetes para as mãos ou shampoos para cabelos, mesmo aqueles com versão anticaspa para barba.
- Lavagem insuficiente, que leva ao acúmulo de células mortas e aumento da oleosidade.
- Lavagem excessiva, que remove a oleosidade natural saudável da pele, causando ressecamento.
- Umidade na barba, que favorece a proliferação de fungos.
- Limpeza com água quente, que facilita a descamação da pele.
Como tratar a caspa da barba?
Para prevenir e tratar a caspa na barba, é essencial estabelecer uma rotina de higiene adequada . Lave a barba regularmente para evitar tanto a oleosidade quanto o ressecamento da pele.
Além disso, use produtos específicos para barba ! Esfolie a barba uma ou duas vezes por semana para remover células mortas e prevenir pelos encravados, e aplique óleos para hidratar a pele e os pelos.
Evite usar água quente ao lavar o rosto ou tomar banho, dando preferência à água morna ou fria para não ressecar a pele. Após o banho, seque bem a barba com uma toalha ou secador em temperatura baixa para prevenir a proliferação de fungos e a descamação da pele.
Último mas não menos relevante: não mexa frequentemente na barba. Use um pente de madeira para alinhar os fios e aliviar a coceira. Caso a caspa persista, procure um dermatologista para obter orientação e tratamento adequado.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!