À medida que o inverno de 2024 se aproxima, muitas pessoas no Brasil começam a se preparar para as mudanças climáticas que a estação traz. Segundo Climatempo, o inverno de 2024 será 3ºC acima da previsão.
Em uma entrevista concedida ao G1 , o meteorologista do Climatempo, Vinicius Lucyrio , declarou que o Brasil enfrentará um inverno com temperaturas superiores à média . De maneira geral, pode-se esperar dias com temperaturas mais baixas que o esperado.
Influência do La Niña
“O El Niño barra as massas de ar polar ao Sul da América. Aquelas mais intensas e que ocorrem na Argentina, Uruguai e Sul do Rio Grande do Sul, dificilmente conseguem avançar sobre o Brasil, mas esse ano será diferente. O outono vai ser marcado pela transição do El Niño para a neutralidade e o inverno, da neutralidade para a La Niña. Quando esse fenômeno ocorre, há uma tendência de que as massas de ar polar consigam avançar com maior frequência”, explica Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.
Os efeitos típicos do La Niña no Brasil são: aumento das chuvas nas regiões Norte e Nordeste, condições mais secas no Centro-Sul com chuvas irregulares, uma tendência de clima mais seco no Sul e maior entrada de massas de ar frio, resultando em maior variação térmica.
Quais serão os dias de inverno no Brasil em 2024?
Em 2024, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno terá início na tarde de 21 de junho. Este dia, conhecido como solstício de inverno, será também o mais curto do ano. A estação se estenderá até o final de setembro, com a chegada da primavera em 22 de setembro, às 9h44.
Se você já está em busca de boas dicas para lidar com o inverno sem sofrer com problemas de saúde, leia nossa matéria: Saiba como fortalecer a imunidade e acabar com os sintomas da gripe.