10 erros de português mais cometidos por brasileiros
Foto: Reprodução
10 erros de português mais cometidos por brasileiros

A nossa língua não é uma das mais fáceis, e para catalogar os maiores erros cometidos na nossa língua a pedido da BBC Brasil, uma equipe de linguistas e educadores realizou um levantamento dos erros mais comuns entre os falantes de língua portuguesa em 2017. Conheça alguns deles.

Leia também: 3 erros de Português que você provavelmente comete sem saber.

10 erros de português mais cometidos por brasileiros

A língua portuguesa é complexa e cheia de nuances, o que significa que nós, falantes nativos da língua, tenhamos dificuldades que podem facilmente nos confundir. Alguns erros são tão comuns que passam despercebidos no dia a dia! Vamos aprender a reconhecê-los.

1. "Vir", "Ver" e "Vier"

A conjugação dos verbos "vir" e "ver" frequentemente causa confusão, especialmente no futuro do subjuntivo. Por exemplo, o correto é dizer "quando você o vir", e não "quando você o ver".

No caso do verbo "vir", a forma correta no futuro do subjuntivo é "quando eu vier", e não "quando eu vir".

2. Menos x Menas

Você sabia que "menas" não existe na língua portuguesa? A forma correta é sempre "menos", independentemente do gênero da palavra que acompanha. Por exemplo: "menos pessoas", "menos problemas".

3. A Gente x Agente

"A gente" significa "nós" e deve ser usado no dia a dia informal: "A gente vai ao cinema?". "Agente" refere-se a um representante, como em "agente de viagens".

4. Houveram x Houve

Muitos erram ao usar "houveram" como plural de "houve". A forma correta é sempre "houve", independentemente do sujeito. Por exemplo: "Houve muitos problemas na festa".

5. Meia x Meio

"Meia" é adjetivo e deve concordar com o gênero da palavra que acompanha. "Meio" é advérbio e é invariável. Por exemplo: "Ela está meio cansada" (advérbio) e "Ela comeu meia maçã" (adjetivo).

6. Para Mim Fazer x Para Eu Fazer

"Para eu fazer" é a forma correta, pois "eu" é o sujeito do verbo "fazer". "Mim" não pode ser sujeito. Um exemplo: "Para eu entender, preciso estudar mais".

7. Tinha Chego x Tinha Chegado

O verbo "chegar" no particípio passado é "chegado". Portanto, o correto é "tinha chegado". Por exemplo: "Ela tinha chegado atrasada".

8. Senão x Se Não

"Senão" significa "caso contrário" ou "a não ser". "Se não" é uma conjunção condicional. Por exemplo: "Estude, senão você vai reprovar" (caso contrário) e "Se não chover, iremos ao parque" (condicional).

9. Tinha Chego x Tinha Chegado

O verbo "chegar" no particípio passado é "chegado". Portanto, o correto é "tinha chegado". Por exemplo: "Ela tinha chegado atrasada".

10. Ao Encontro de x De Encontro a

"Ao encontro de" significa "a favor de". "De encontro a" significa "contra". Exemplos: "Seu discurso foi ao encontro das nossas expectativas" (a favor) e "Seu carro foi de encontro ao muro" (contra).


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!