Pesquisa revela qual raça de gato vive mais
Foto: Reprodução
Pesquisa revela qual raça de gato vive mais

Uma pesquisa feita pelo Journal of Feline Medicine and Surgery recentemente trouxe informações interessantes para os amantes de gatos: algumas raças felinas possuem uma expectativa de vida notavelmente maior do que outras.

Se você é um apaixonado por gatos e está curioso para saber se o seu amigo peludo está entre os felinos mais longevos, continue lendo.

Qual raça de gato vive mais?

Mianmar, anteriormente conhecida como Birmânia , é uma nação asiática que faz fronteira com a China, Índia e Tailândia. Além de seus templos e edificações impressionantes, há algo mais em que os birmaneses se destacam: gatos. As raças felinas Sagrado da Birmânia e Birmanês são conhecidas por terem uma das maiores expectativas de vida .

O estudo analisou 7.936 gatos que faleceram entre janeiro de 2019 e março de 2021 no Reino Unido, em clínicas de cuidados primários . Utilizando esses dados, os pesquisadores criaram tabelas que estimam a expectativa de vida restante dos gatos, levando em consideração a idade, raça e sexo dos animais.

Raças de gato e suas expectativas de vida

A vida média de um gato britânico é de 11,7 anos. As raças Sagrado da Birmânia e Birmanês, por sua vez, têm uma expectativa de vida média de 14,4 anos. O Sphynx , conhecido por sua ausência de pelos, é a raça felina com a menor longevidade, vivendo em média 6,7 anos devido à sua predisposição genética a doenças cardíacas e outras condições de saúde.

Gatos sem raça definida, qual a expectativa de vida?

De acordo com o PetCenso 2023 , 98% dos gatos no Brasil são sem raça definida . Se esse for o seu caso, aqui vai uma boa notícia: a pesquisa revelou que gatos mestiços vivem em média 1,5 anos a mais do que os gatos de raça.

Enquanto a expectativa de vida de um gato de raça é de 10,4 anos, os vira-latas têm uma média de vida de 11,9 anos.

Depois dos vira-latas, a raça com maior longevidade é o Siamês, com 11,7 anos, seguido pelo Persa, com 10,9 anos. Outras raças incluem o Ragdoll (10,3 anos), Norueguês da Floresta (9,9 anos), Maine Coon (9,7 anos), Azul Russo (9,6 anos), British Shorthair e Longhair (9,6 anos) e Gato-de-Bengala (8,5 anos).

Mais detalhes sobre a pesquisa

É importante destacar que o número de gatos avaliados em cada raça varia. Por exemplo, mais de 7 mil gatos do estudo eram vira-latas, enquanto apenas 18 eram Sphynx. Mesmo assim, os pesquisadores acreditam que esses dados podem auxiliar veterinários e tutores a fazer escolhas mais informadas sobre a saúde de seus felinos.

Quem vive mais, gato fêmea ou gato macho?

Além disso, o estudo revelou que as gatas têm uma expectativa de vida 1,3 anos maior do que os gatos machos, vivendo em média 12,5 anos, enquanto os machos vivem 11,2 anos. Animais castrados também vivem 1,1 anos a mais em comparação aos não castrados.

Os pesquisadores também observaram que gatos com peso fora do ideal , seja acima ou abaixo, tendem a viver menos. Cada desvio de 100g do peso ideal reduz a expectativa de vida em 0,02 anos.

As informações são da Super Interessante.

Se você se preocupa com o seu gato e gosta de sempre aprender novas formas de cuidar do seu pet, confira nossa matéria que ensina o que fazer se seu pet estiver vomitando sem parar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!