É seguro fazer skincare com receitas caseiras? Veja opinião de dermatologista
Foto: Reprodução
É seguro fazer skincare com receitas caseiras? Veja opinião de dermatologista

Os cuidados com a pele estão se tornando cada vez mais pesquisados, principalmente por conta de vídeos viralizados nas redes sociais. A maioria dos produtos que fazem parte da rotina de skincare das blogueiras são caros e inacessíveis para grande parte da população.

Por conta disso, o skincare caseiro se tornou uma tendência popular, com muitas pessoas optando por criar suas próprias máscaras faciais , esfoliantes e cremes em casa. Mas será que essas opções são seguras e eficazes? Vamos entender a opinião de profissionais da área.

Riscos de receitas caseiras para skincare

Profissionais apontam que as receitas caseiras para cuidar da pele podem apresentar diversos riscos para a saúde . Dentre os principais riscos, está a irritação da pele , principalmente para indivíduos que sofrem com peles mais sensíveis .

Além disso existe o risco de contaminação bacteriana, já que esses produtos podem estar contaminados por microrganismos e não contam com a regulamentação de dermocosméticos; e também há o risco de reações alérgicas.

Para além dos riscos para a saúde e beleza da pele, muitas dessas receitas caseiras apresentam falta de eficácia. "Isso porque muitos desses ingredientes caseiros que aparecem na internet não apresentam evidências científicas para apoiar suas alegações de benefícios para a pele, e o pior alguns podem além de ser ineficazes, serem prejudiciais", adverte a a Dra. Sylvia Ramuth, médica pós-graduada em dermatologia e diretora técnica da rede Emagrecentro ao site terra .

Quais produtos são ideais para skincare?

De maneira geral, a dermatologista indica a utilização de produtos recomendados por um médico especializado de acordo com seu tipo de pele e que estejam de acordo com a Anvisa. "E o mais importante: que tenham ciência por trás", destaca!

Ou seja, a forma ideal de cuidar da sua pele é com orientação de um dermatologista e com produtos que sejam desenvolvidos especialmente para essa função.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!