Quando se trata de aplicar fragrâncias na região íntima, é importante ter cautela e considerar alguns pontos importantes. Antes de tudo, é importante consultar um ginecologista de sua confiança e receber as orientações perfeitas para o seu caso.
Tanto o body splash quanto o perfume são desenvolvidos para a pele do corpo, como pescoço e braços por exemplo! Será que aplicar esses produtos na região íntima é seguro e saudável? Vamos entender a opinião de especialistas sobre o uso desses produtos diretamente nessa área.
É seguro passar body splash e perfume na região íntima?
De forma geral, especialistas recomendam evitar o uso desses produtos diretamente nessa área! O pH vaginal é considerado ácido, uma vez que as medições consideradas saudáveis variam de 3,8 e 4,5. Entretanto, alguns fatores (como o uso de cosméticos) podem desregular esse pH, fazendo com que bactérias desnecessárias se proliferem, causando, assim, o surgimento de infecções, como a candidíase.
Perigos de usar perfumes na região íntima
De acordo com a profissional, o uso de cosméticos para alterar o odor das partes íntimas pode ocasionar diversos problemas. “Os riscos podem ser variados, como alteração do pH da região, causando leucorreias, como candidíase e vaginose bacteriana, e alergias com prurido vulvovaginal”.
Cheiro natural
A pressão social e estética pode causar alguns julgamentos complexos em relação às partes íntimas femininas. Mas vale reforçar que a vagina possui um odor característico e natural entre todas as mulheres – apesar de apresentar intensidades e características diferentes!
Cuidados com odores diferentes na região íntima
É preciso se preocupar somente quando o odor se distancia muito do habitual e vem acompanhado de outros sintomas incomuns. Caso você perceba um odor forte, desagradável ou incomum na sua região íntima, busque ajuda profissional para cuidar da saúde e reverter a situação.
Cuidados importantes com a região íntima
A ginecologista Roseli Boraschi explanou ao site vitat alguns cuidados simples, básicos e essenciais para as mulheres terem com sua saúde íntima. Confira abaixo:
A médica indica lavar a região com sabonete neutro uma vez ao dia. Além disso, caso haja necessidade de outros banhos ao longo do dia, não é preciso fazer o uso do sabonete na região novamente.
Escolher calcinhas de algodão para usar no dia a dia também é um cuidado importante. A médica também aponta alguns cuidados no período menstrual: “Evitar o uso de protetor diário recorrente e preferir uso do coletor, disco ou calcinha absorvente”.
Além disso, ela ainda indica a hidratação da região com óleo de coco ou óleo de girassol. O uso do sabonete íntimo só é indicado quando o produto é compatível com o pH da região. Entretanto, ele não precisa fazer parte da lista de cuidados. Afinal, o uso do sabonete neutro já fornece a limpeza necessária.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!