Essa é a cor de cabelo mais rara do mundo
Foto: Reprodução
Essa é a cor de cabelo mais rara do mundo

Você já parou para pensar qual é a cor de cabelo mais rara do mundo? Com uma variedade tão vasta de tons, pode parecer difícil determinar qual deles é o mais incomum. Já adiantamos que as cores de cabelos mais raras são definidas por alguma anomalia na produção de melanina ou mesmo por genética.

Levando em consideração os cabelos naturais, existe uma lista que aponta as cores de cabelo mais raras do mundo! Confira abaixo quais são as tonalidades capilares mais raras mundo afora.

Cores de cabelo mais raras do mundo

Confira as 8 cores de cabelo menos comuns do mundo!

4. Cabelos cinza

Pode parecer muito raro, mas algumas pessoas nascem mesmo com esse tom de cabelo. Os cabelos cinzas são predominantes em menos de 4% das pessoas no mundo. Segundo especialistas, essa é uma das cores de cabelos mais raras do mundo devido à falta de melanina e feomelanina nos fios.

Isso também costuma acontecer com as pessoas idosas. Nas crianças, quando esse coloração acontece, é possível reverter o quadro desde que tenha acompanhamento médico.

3. Cabelos loiros

Dentre a lista de cores de cabelos mais raras do mundo está o loiro natural. Somente 2% da população mundial conta com essa coloração, que pode ter tido origem na Escandinávia, no norte da Europa.

Conforme especialistas, a variação de tons loiros se deve à quantidade de eumelanina e feomelanina. Quanto mais porções desse último componente no organismo, mais dourada é a cor dos cabelos. Nessas pessoas, aliás, os fios costumam ser mais finos.

Atualmente, com as tintas e técnicas de descoloração existem mais pessoas com cabelos loiros, mas existem poucas pessoas que nascem com essa tonalidade de forma natural.

2. Cabelos ruivos

Apenas 1,3% das pessoas no mundo nascem com essa cor de cabelo. Acredita-se que essa é uma das cores de cabelos mais raras do mundo por se tratar de uma mutação genética específica, ligada aos genes recessivos.

Os ruivos naturais são mais comuns em algumas partes do mundo, como na Escócia, Irlanda e norte da Europa. No entanto, mesmo nessas regiões, eles ainda são uma minoria. Além disso, os ruivos geralmente contam com os fios de cabelos mais espessos.

1. Cabelos brancos

A cor mais rara do mundo! De forma geral, fios brancos costumam surgir com a idade, mas tem gente que já nasce com os fios sem cor. Essa condição é chamada de albinismo, um tipo de anomalia genética que causa a falta de produção de melanina.

O resultado disso é a falta de pigmentação total ou parcial da pele, dos olhos e dos cabelos. O albinismo é dividido em 3 tipos.

  • Tipo 1: Afeta a produção de pigmentação, deixa os cabelos brancos, a pele rosada, os olhos azuis ou violeta. Nesse tipo de albinismo as pessoas não contam com sardas.
  • Tipo 2: A pele é rosada, os cabelos brancos, amarelos ou um pouco mais escuros em pessoas negras, os olhos são azuis ou castanhos e existem sardas.
  • Tipo 3: Também chamado de albinismo óculo-cutâneo, esse é mais grave de todos os casos. Ele acontece quando não só a pele e os cabelos são brancos, mas também a íris. Isso pode acarretar problemas de visão.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!