O abandono de cães é um problema crescente em muitas cidades, e o Rio de Janeiro não é exceção. A ONG Ajuda Patas, da Zona Oeste do Rio, registrou um aumento de 60% no abandono de cães na cidade carioca. Desde 2020, a média de resgates é de 110 cachorros por ano. Somente em 2024, já foram resgatados 45 animais — entre eles, sete foram resgatados esta semana.
A ONG aponta que entre as raças de cães mais abandonados estão os SRD, conhecidos popularmente como "vira-latas". Seguidos de Pitbull, Shih Tzu e Chow Chow. Atualmente são 400 cães abrigados pela Ajuda Patas.
“Gastamos aqui na Ajuda Patas cerca de 100kg de ração por dia, sem contar os cuidados que um animal recém chegado necessita.”, aponta Bruna Saraiva presidente da Ajuda Patas desde 2018.
Pets abandonados no Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados, de acordo com dados do IBGE e Instituto Pet Brasil. Destes, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões são gatos.
A veterinária Fernanda Campista comenta que os cães de pelagem preta são os mais afetados. “A associação da cor preta com maldade ou azar, além da falsa percepção de que esses cães são mais agressivos e menos comunicativos, contribuem para essa taxa de adoção mais baixa para os cães de pelagem preta.” explica Fernanda, reforçando que são "preconceitos completamente infundados".
Como denunciar
Se você testemunhar um caso de abandono de cães ou tiver conhecimento de um animal em situação de abandono, é importante denunciar imediatamente às autoridades competentes. Selecionamos algumas maneiras de fazer isso.
1. Guarda Municipal
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro também atua no combate ao abandono de animais. Você pode entrar em contato com a guarda municipal local e relatar o caso de abandono para que possam tomar as medidas necessárias.
2. ONGs e grupos de proteção animal
Existem várias organizações não governamentais e grupos de proteção animal ativos no Rio de Janeiro. Eles podem oferecer suporte, resgate e assistência aos animais abandonados. Entre em contato com essas organizações para relatar o caso e solicitar ajuda.
3. Redes sociais
Compartilhar informações sobre casos de abandono de cães nas redes sociais pode ajudar a aumentar a conscientização e mobilizar a comunidade para tomar medidas. Use plataformas como Facebook, Instagram e Twitter para divulgar informações sobre o caso e solicitar apoio.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!