Quais remédios posso tomar para aliviar sintomas da Dengue?
Foto: Reprodução
Quais remédios posso tomar para aliviar sintomas da Dengue?

Com o aumento dos casos de Dengue em todo o país, muitas pessoas se perguntam quais remédios podem ajudar a aliviar os sintomas dessa doença. Confira quais são os medicamentos indicados, os contraindicados e os sintomas mais comuns da dengue.

Leia também: Quanto tempo vive o mosquito da dengue e quantos ovos ele pode colocar?

Remédios para alívio dos sintomas de Dengue

Os sintomas mais comuns da dengue incluem dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, além de náuseas e vômitos. Para aliviar esses desconfortos, os médicos recomendam o uso de dipirona e paracetamol. Esses medicamentos atuam especificamente na regulação da temperatura corporal e no alívio da dor, sem interferir na coagulação sanguínea, o que os torna seguros para o tratamento dos sintomas da dengue.

A dipirona e o paracetamol funcionam inibindo a produção de prostaglandinas, substâncias químicas responsáveis pela sensação de dor. Ao reduzir a produção dessas substâncias, esses medicamentos ajudam a aliviar a dor e o desconforto associados à dengue. É importante ressaltar que essas drogas não combatem o vírus da dengue, apenas amenizam os sintomas.

Remédios contraindicados

Embora a dipirona e o paracetamol sejam considerados seguros para o tratamento dos sintomas da dengue, alguns medicamentos devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de complicações. Medicamentos como ácido acetilacetilsalicílico (AAS), ibuprofeno, naproxeno, nimesulida e corticoides são contraindicados, pois podem interferir na coagulação sanguínea e aumentar o risco de hemorragias.

É fundamental procurar orientação médica ao apresentar sintomas de dengue, evitando a automedicação. A automedicação pode mascarar sintomas graves e atrasar o tratamento adequado da doença. Além disso, qualquer medicamento pode apresentar efeitos colaterais, e apenas um profissional de saúde pode orientar o tratamento mais adequado para cada caso.

Lembre-se sempre de seguir as instruções do profissional de saúde e manter-se hidratado durante o período de recuperação. A sua saúde vem sempre em primeiro lugar.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!