Que a pele bronzeada é uma das principais tendências entre as mulheres durante o verão não é novidade para ninguém, não é mesmo? E se você é ligada nas redes sociais, você provavelmente já ouviu falar sobre as pílulas de bronzeamento! Esses cosméticos já estão entre as opções de autobronzeamento mais populares, sendo considerada uma técnica fácil e assertiva. Mas será que funciona mesmo? Vamos te ajudar a descobrir.
Leia também: Como fazer maquiagem para ficar bronzeada no inverno
Será que os dermatologistas aprovam o uso das pílulas de bronzeamento, tendência que viralizou no TikTok? Vamos ajudar você a entender se esses produtos funcionam mesmo e quais riscos o uso deles podem trazer para a saúde de quem os utiliza.
O que é pílula de bronzeamento?
As pílulas de bronzeamento são cápsulas que contém componentes que supostamente estimulam a produção da melanina , que é o pigmento responsável pela pigmentação da pele! Outros ingredientes presentes na composição são vitamina A e betacaroteno, que podem auxiliar a proporcionar aquele toque dourado e tão desejado para a pele.
Em entrevista à Vogue , a médica dermatologista Ana Carolina Sumam pontua: "As pílulas de bronzeamento são compostas basicamente por substâncias carotenóides, como o betacaroteno, licopeno, luteína e costumam conter também ativos antioxidantes como vitamina C e E, entre outros."
Como funciona a pílula de bronzeamento?
O betacaroteno, que é um dos princiapis ingredientes contidos na "cápsula bronzeadora" é convertido em vitamina A pelo organismo quando ingerido, e essa vitamina, em conjunto com outros compostos encontrados nas pílulas de bronzeamento, estimula a produção de melanina, resultando em um bronzeado gradual.
"As pílulas de bronzeamento geralmente contêm ingredientes que estimulam a produção de melanina na pele, enquanto os produtos tópicos como cremes e sprays autobronzeadores têm agentes de coloração que reagem com a camada externa da pele para proporcionar um tom bronzeado temporário", explica a dermatologista Michele Kreuz em entrevista à Vogue.
As pílulas de bronzeamento funcionam mesmo?
A eficácia desses produtos pode variar bastante de acordo com o organismo de cada indivíduo, por isso, talvez os resultados da ingestão das cápsulas de bronzeamento não apresentem resultados tão significativos para todo o mundo. Em matéria para a Vogue, a médica Ana Carolina declarou: "Isoladamente, as pílulas de bronzeamento não vão conseguir promover o bronzeamento que a maioria das pessoas deseja. É necessária a exposição solar para que a pele fique bronzeada. Porém, é importante lembrar dos efeitos deletérios da radiação solar na pele, como as queimaduras, câncer de pele, manchas e envelhecimento cutâneo, e devemos sempre fazer uso do protetor solar antes da exposição ao sol".
Saiba mais sobre o bronzeamento e como conseguir aquela cor com a cara do verão de forma saudável assistindo ao conteúdo produzido pela dermatologista Gabriela Schaefer:
Gostou desse conteúdo? Confira também:
Como conseguir um bronzeado perfeito sem sol
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no
Facebook
e nos siga no
Instagram
e no
Twitter
.