A Quarta-feira de Cinzas é um momento bem importante para os cristãos. Ela marca o fim das festas do Carnaval e o começo de um tempo chamado Quaresma. Mas o que isso significa?
A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, um período de quarenta dias que os cristãos passam se preparando para a Páscoa , a festa mais especial para eles. Esses quarenta dias representam os mesmos quarenta dias que Jesus passou no deserto jejuando e se preparando para começar sua missão.
Leia também: Quaresma: entenda a origem desta data
Mas por que o nome “Quarta-feira de Cinzas”?
Bem, é porque nesse dia, durante uma cerimônia especial, os católicos recebem uma marca de cinzas na testa. Essas cinzas vêm dos ramos abençoados do ano anterior, tendo sido misturadas com água benta. As cinzas, segundo o Padre Samuel Fidelis, têm um significado profundo na tradição cristã, representando a fragilidade e a transitoriedade da vida humana.
A Quarta-feira de Cinzas também marca o início de uma prática importante na tradição cristã da Quaresma: o período de penitência e abstinência. Durante esses quarenta dias, os fiéis são encorajados a jejuar, rezar e praticar a caridade, como forma de se prepararem para a celebração da Páscoa.
Muitos escolhem fazer algum sacrifício pessoal, como não comer carne em certos dias, como uma forma de se preparar para a Páscoa. A abstinência de carne, especialmente nas sextas-feiras, é uma prática comum entre os católicos durante esse período, como uma forma de lembrar o sacrifício de Jesus na cruz.
Leia mais: 7 curiosidades sobre o Carnaval que você não sabia
No entanto, segundo o padre, a Quaresma não é apenas um período de privação, mas também de reflexão e renovação espiritual. É um tempo para os fiéis se aproximarem de Deus, examinarem suas próprias vidas e se comprometerem com uma vida de maior santidade e serviço aos outros.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais.